História do Circuito de Monte Fuji

24/08/2010


Para quem jogava fliperama nos anos 80 acho que irá se recordar muito bem deste traçado já que um dos meus fliperamas prediletos do tempo de crianaça era um que tinha uma cabine com pedais e volante e um dos circuitos era justamente este ai.

Bom galera o final deste especial esta chegando, hoje vou falar de outro circuito que meu amigo Dr. Alexandre Rangel tinha pedido para falar dele, portanto vamos lá.

O circuito de Fuji é um circuito localizado no distrito de Sunto, em Shizuoka, no Japão, aos pés do Monte Fuji. Fez a sua restréia na Fórmula 1 no ano de 2007, substituindo o circuito de Suzuka como sede do Grande Prêmio do Japão em um contrato de 2 anos.

 Inicialmente a pista foi planejada para ser um oval de duas milhas e meia de extensão de alta velocidade (formato de circuito conhecido como Superspeedway), porém, devido a falta de recursos, somente uma das curvas do circuito foi construída. Posteriormente essa cruva foi interligada com as ruas da localidade, transformando Fuji em um circuito de rua.


A pista foi inaugurada em dezembro de 1965 e logo pode-se constatar a alta periculosidade da curva de alta velocidade, pois não fornecia proteção satisfatória em caso de acidentes, o que tornava os mesmos, em sua maioria, muito graves. Foram feitos alguns ajustes para tentar solucionar o problema, sendo o principal a adição de uma curva de baixa velocidade ao fim da reta.

Em 1976, no circuito de Fuji, o Japão estréia na Fórmula 1, sendo a última das 16 corridas da temporada. Na primeira edição, houve uma batalha intensa entre James Hunt e Niki Lauda e, devido as péssimas condições do tempo e da pista, Lauda abandona a disputa e deixa livre para Hunt ganhar o campeonato. Mario Andretti venceu a corrida com Hunt chegando em terceiro.

Na sua segunda edição, em 1977, foi uma corrida marcada por um grave acidente. Na volta 6, Ronnie Peterson e Gilles Villeneuve disputavam posições quando Villeneuve fez uma manobra no fim da reta, o carro saiu da pista e atravessou o muro, voando em direção às pessoas que estavam naquele ponto. Ao final, duas pessoas morreram (um policial e um fotógrafo) e mais de dez pessoas se feriram. Dessa vez Hunt ganha a corrida e, como já não havia mais nenhuma disputa ou interesse, Hunt e o 2º colocado, Carlos Reutemann, não subiram ao pódio, porque pegaram o primeiro vôo para a Europa, fazendo que apenas Patrick Depailler, o 3º colocado, comemorasse sozinho. Depois disso, Fuji não sediou mais corridas na F1 e o Japão esperou dez anos para novamente ver um Grande Prêmio em seu país, dessa vez em Suzuka.

Restou a Fuji sediar corridas de carros e de outras competições nacionais. As velocidades ainda continuavam muito altas e, por isso, em 1986, foram colocadas duas chicanes, uma na curva 100R e a outra na maior curva do circuito, a Last Curve mas, mesmo com essas modificações, o maior atrativo do circuito é ainda a sua longa reta que tem mais de 1.3 km, sendo uma das maiores do automobilismo. A pista ainda continuou a sediar competições nacionais, até que os donos da pista tentaram, sem sucesso, uma prova na CART no final dos anos 90. Depois foi abandonada e no outono de 2000 a Toyota comprou o autódromo para tentar se fazer algo no futuro com o circuito.

Em 2003, o circuito foi fechado para novas modificações profundas, tendo seu traçado modificado e refeito por Hermann Tilke. Recentemente, em abril de 2005, a pista foi aberta novamente e a Toyota conseguiu um acordo com a FIA para trazer novamente a Formula 1 para Fuji, em substituição à Suzuka — a prova realizou-se em 30 de setembro de 2007. Tal fato acirra ainda mais a disputa entra as duas equipes japonesas da Fórmula 1, já que Suzuka pertence à Honda.


O Autódromo de Monte Fuji foi palco do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 nos anos de 1976, 1977, 2007 e 2008.

O Fuji International Speedway mudou muito ao longo dos anos. Na década de 80, o circuito tinha uma curva longa perto da última curva. Na década de 90, esta curva longa foi divida por uma chicane. Já em 2005, a pista foi reformada mais uma vez, agora ganhou o atual traçado. Houve uma versão GT do Fuji Speedway, chamago Fuji Speedway GT, mas esta só foi disponível para o jogo Gran Turismo 4.

Agora alguns videos da pista, o primeiro mostrando a antiga curva inclinada, depois um video da pista antiga e finalmente o que sobrou da pista.



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