GP de Monaco de 1987

20/08/2010

Bom galera como novamente o Rangel não postou o resumo de um GP eu vou postar um que esta fresquinho aqui na cabeça, também acabei de baixar a corrida completa e assistir novamente a corrida, hoje vou falar do GP de Monaco de 1987.

O GP de Monaco foi realizado em Monte Carlo a 31 de Maio de 1987 em um dia ensolarado.


Nos treinos, um incidente iria originar uma decisão inédita da FISA: a exclusão de um piloto da prova. Isso ocorreu quando o Zakspeed do alemão Christian Danner embateu no Ferrari de Michele Alboreto. Isso ocorreu na Subida do Casino, e o Ferrari ficou totalmente destruído. Felizmente, o piloto italiano nada sofreu, mas os comissários da prova acharam que Danner tinha feito aquilo de propósito, e excluíram-no da corrida. Foi uma decisão contestada, pois afirmavam que tal medida tinha sido despropositada, e que outros incidentes tinham acontecido, sem qualquer tipo de sanção.


No final dos treinos de qualificação, o melhor tinha sido o Williams-Honda de Nigel Mansell, seguido do Lotus-Honda de Ayrton Senna. Na segunda fila ficaram o outro Williams-Honda de Nelson Piquet e o McLaren-TAG Porsche de Alain Prost. Na terceira fila, o Ferrari de Michele Alboreto e o Arrows-Megatron do americano Eddie Cheever.


Mansell larga na frente, com Senna em 2º e Piquet em 3º. O domínio dos motores Honda era visível. Após a largada, estas posições permaneceram inalteradas, na volta 9, o francês Phillipe Streiff bateu fortemente nos rails, destruindo o seu Tyrrell. Era o seu segundo grande acidente em 15 dias, pois nessa altura, no GP da Bélgica, destruiu o seu carro na reta Kemmel, quando chocou com… Jonathan Palmer, o seu companheiro de equipe.


Até que na volta 30 Mansell abandona com perda de pressão no turbo. Senna assume a ponta, seguido por Piquet, e lidera com maestria até a bandeirada, chegando meio minuto à frente do compatriota mesmo tendo parado para trocar pneus. Alboreto completou o pódio após Alain Prost abandonar com problemas no motor a duas voltas do fim.
Foi apenas a 5ª vitória de Senna na carreira, e a primeira das suas 6 no circuito monegasco. Ainda, foi a primeira vitória da Lotus equipada com suspensão ativa.


Detalhe não se vê Nelson Piquet no podium.

No campeonato, Prost liderava com 18 pontos, seguido por Senna (15) e Stefan Johansson (13). Piquet, futuro campeão daquele ano, era o 4º com 12.


  • Extensão da Pista e Número de Voltas 3,328 m e 78 Voltas
  • Pole Position Nigel Mansell 1'23"039
  • Volta mais rápida Ayrton Senna 1'27"685
  • Líderes por volta Nigel Mansell - 1ª à 29ª e Ayrton Senna - 30ª à 78ª
  • Pilotos que concluíram a prova 13
  • Abandonos 11
  • Não Largou 1
  • Excluído 1

Posts Relacionados

0 comentários :