Mark Webber Feliz Aniversário

27/08/2010

Mark Alan Webber (Queanbeyan, 27 de Agosto de 1976) é automobilista australiano que participa do campeonato mundial de Fórmula 1.

 
Ao final de 1995, Webber deixou a Austrália após competir no kart e no campeonato australiano de Fórmula Ford. No mesmo ano fez sua estréia internacional na Formula Ford Festival em Brands Hatch, Inglaterra, onde chegou em terceiro pela equipe Van Diemen.
 
Em 1996 conquistou quatro vitórias no Campeonato Britânico de Fórmula Ford, terminando a classificação em segundo lugar. No mesmo ano venceu a Formula Ford Festival e a corrida de Spa-Francorchamps pela Formula Ford Euro Cup (terminando o campeonato em terceiro, apesar de competir em apenas duas das três provas).
 
Em 1997, passou a correr pela Fórmula 3 Inglesa.
 
Na famosa corrida das 24 Horas de Le Mans 1999 pilotou a Mercedes CLR, disputando a corrida pela classe LMGTP. Porém devido a falhas aerodinâmicas no carro, Webber teve dois acidentes espetaculares: um durante treino e outro durante a corrida, sendo que o acidente durante a corrida, fez com Webber fosse lançado para fora da curva Mulsanne Straight. Após a disputa no Le Mans, Mark Webber foi convidado por Paul Stoddart para participar de uma equipe da Formula 3000, a qual lhe ajudou a ingressar diretamente na Formula 1.
 
Em 2000, Webber foi piloto de testes da equipe Arrows, pela qual também competia o campeonato europeu de Fórmula 3000.
 
Em 2001 foi piloto de testes da Benetton, sendo substituído no ano seguinte por Fernando Alonso. Nessa mesma época passou a ser agenciado por Flavio Briatore, que assegurou-lhe junto a Paul Stoddart um contrato para estrear na equipe Minardi em 2003.
 
Webber fez sua estréia na Fórmula no Grande Prêmio da Austrália de 2002 pela equipe Minardi. Seu contrato inicial era para apenas três corridas, mas foi prorrogado até o final da temporada após conseguir o quinto lugar na sua primeira corrida. Com o fraco desempenho do modelo PS02, esse acabou sendo o melhor resultado do autraliano e da equipe durante toda a temporada.
Em Novembro de 2002, foi anunciado que Webber iria para a equipe Jaguar na temporada seguinte, ao lado do brasileiro Antônio Pizzonia.
 
Em 2003, correndo pela equipe inglesa, com um carro bastante limitado, conseguiu pontuar em 7 corridas, terminando o campeonado em 10º e sendo eleito pela revista Autosport com o título de "Piloto do ano".
 
Em 2005 correndo pela Williams subiu pela primeira vez ao pódio, em terceiro lugar, no Grande Prêmio de Mônaco e pontuou na maioria dos GPs disputados (10 em 18).
 
Em 2006, com a saída dos motores BMW da Williams e sem conseguir manter o mesmo rendimento do ano anterior, abandonou a maioria das corridas, pontuando em apenas três etapas durante todo o campeonato.
 
Em 2007, pela equipe Red Bull, voltou a subir ao pódio com o terceiro lugar no Grande Prêmio da Europa.
 
Em 2009 conquistou sua primeira pole position no GP da Alemanha. Em seguida, sua primeira vitória, vinte e oito anos após a última vitória de um australiano: o campeão mundial Alan Jones. Sua segunda vitória foi conquistada na penultima prova do ano, no Grande Prêmio do Brasil.
 
Em 2010, no Grande Prêmio da Malásia, o piloto australiano conseguiu a segunda pole position da carreira. No entanto foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Sebastian Vetell, terminando a corrida em segundo. No Grande Prêmio da Espanha voltou a conquistar a primeira posição no grid, conquistando também a primeira vitória da temporada. Na etapa seguinte, Grande Prêmio de Mônaco, novamente o australiano conseguiu a pole e a vitória, assumindo a liderança do campeonato. No Grande Prêmio da Turquia, Mark Webber voltou a realizar pole-position, porém durante a corrida, envolveu-se em um polêmico acidente com Sebastian Vettel onde o piloto alemão se enroscou com veículo de Webber em uma ultrapassagem abandonando o GP. Como consequência Mark Webber perdeu duas posições, chegando em 3º lugar.

Registros na F1
  • Nacionalidade Australiana
  • Anos 2002 –
  • Time(s) Minardi, Jaguar, Williams, Red Bull
  • GPs disputados 152 (150 largadas)
  • Campeonatos 0
  • Vitórias 6
  • Pódios 16
  • Pontos 230.5
  • Pole positions 5
  • Voltas mais rápidas 5
  • Primeiro GP Grande Prêmio da Austrália de 2002
  • Primeira vitória Grande Prêmio da Alemanha de 2009
  • Última vitória Grande Prêmio da Hungria de 2010
Último GP Grande Prêmio da Hungria de 2010

Posts Relacionados

0 comentários :