GP do Canadá de 1990

27/08/2010

Bom galera de sexta você sabe né? è dia de resumo de um GP. O GP de hoje é o Grande Premio do Canada de 1990, só um detalhe o Rangel vai dar uma abandonada no blog, portanto agora ele vai ter que comentar pelo menos os posts.  Vamos ao resumo.

O Grande Prêmio do Canadá de 1990 realizado em Montreal a 10 de Junho de 1990 em um dia de muita chuva.

Mais um show de ambos os brasileiros. Senna larga na pole - pleonasmo? -, repetindo os feitos de 1988 e 1992, nessa pista. Nesse ano, largaria da posição de honra 10 vezes ao todo, mostrando um domínio absoluto das classificações. Piquet larga na 5ª posição, já como piloto da Benetton-Ford.


No começo da prova, Gerhard Berger, que largava em segundo, queima a largada e, embora não tivesse tomado a posição de Senna, é punido com 1 minuto nos boxes. Com isso, Piquet já é o 4º. Senna, reconhecidamente o melhor piloto em pista molhada, começa a abrir vantagem, e só perderia a primeira posição por algumas voltas, após trocar os pneus.

Piquet, por sua vez, faria uma excelente prova de recuperação: nesse momento, posicionava-se atrás de seu companheiro, Alessandro Nanini, e de Alain Prost, da Ferrari. Boutsen e Mansell vinham atrás do brasileiro. Tão logo a pista começou a secar, vários pilotos foram mudar os pneus, e no retorno à pista Nanini acaba se chocando com uma lontra, e tem de retornar aos boxes.


Piquet se vê atrás de Prost e Boutsen, nesse momento. O belga chega a ultrapasar o francês, mas abandona a seguir. Piquet vence o duelo com Prost, que também é ultrapassado por Mansell, e dá mostras de porquê era tri-campeão, batendo os carros italianos, notadamente superiores ao seu Benetton. Senna seguiu tranqüilo, em outra dimensão.


  • Extensão da Pista e Número de Voltas 4,390 m e 70 Voltas
  • Pole Position Ayrton Senna 1'20"399
  • Volta mais rápida Gerhard Berger 1'22"077
  • Líderes por volta Ayrton Senna - 1ª à 11ª, 15ª à 70ª e Alessandro Nannini - 12ª à 14ª
  • Pilotos que concluíram a prova 13
  • Abandonos 13

O campeonato apontava: Senna líder, com 31 pontos, Berger segundo, com 19, Alesi (!) terceiro, com 13, Prost em 4º e Piquet 5º, ambos com 12 pontos.

Posts Relacionados

0 comentários :