GP de Monaco de 1975

10/09/2010

Resultados do Grande Prémio de Mónaco realizado em Monaco a 11 de Maio de 1975.
 
Duas semanas antes, na Espanha, acidentes trágicos levaram os pilotos a exigirem melhores condições de segurança nas pistas. Sendo assim, o grid de largada foi limitado em 18 carros, e as posições de largada formavam um zigue-zague na pista.

 
No sábado, Graham Hill faria sua última aparição em GPs como piloto, não conseguindo se classificar com um carro próprio. Niki Lauda fez a pole, enquanto os brasileiros largariam em 8º (Pace) e 9º (Fittipaldi).
A chuva caiu no domingo, e todos largaram com pneus para piso molhado. Na primeira volta, Niki Lauda manteve a ponta, enquanto Regazzoni e Brambilla rodaram e caíram para o fim do grid. Ainda na primeira volta, Jarier acertou uma barreira na Mirabeau e em seguida bateu na chicane, abandonando. Fittipaldi encontrou espaço para ultrapassar Pace. No fim da primeira volta, Emerson já era 5º, e Moco 6º. Na 19ª volta, Pryce rodou e Emerson ganhou mais uma posição.
 
Os brasileiros pararam para trocar seus pneus por slicks na 21ª (Pace) e 23ª (Emerson) voltas. Os três primeiros só começaram a parar na volta 25. Aproveitando a melhor performance dos slicks, Fittipaldi e Pace ganharam posições e após os pit-stops dos adversários já eram 2º e 3º, respectivamente.
Daí pra frente Emerson chegou a pressionar Lauda, mas o limite de duas horas pôs fim à corrida.
Pela segunda vez o pódio era dominado pelos brasileiros, e o campeonato apontava Emerson em primeiro (21 pontos), seguido por Pace (16 pontos) e Lauda (14 pontos).

 

  • Volta mais rápida: Patrick Depailler 1'28.670
  • 75 voltas x 3.278 km - 245.850 km
  •  
  • Ao não se classificar para o grid, Graham Hill, o "Mr. Mônaco", dá adeus à Fórmula 1.


 

Posts Relacionados

0 comentários :