GP de Monaco de 1982

22/10/2010

A 6 ª rodada do campeonato de F1 1982 teve como palco  Mónaco. Grande Prêmio de Mônaco realizado em Monte Carlo a 23 de Maio de 1982.


Este GP místico, o sonho de muitos motoristas de adicionar à seu curriculum este GP. O traçado  é o mesmo desde 1976.
Após o dramático GP da Bélgica, a Ferrari está de volta na corrida, com um carro apenas para Pironi.

Na Brabham, a dúvida é quanto à questão de utilizar apenas o BMW para Piquet BMW. Já Patrese irá usar o clássico V8. O brasileiro, marcou seus primeiros pontos em Zolder o que é  muito tarde, se ele quiser manter o seu título.

Nas qualificações vistos ainda o domínio da Renault, especialmente de René Arnoux, que faz sua terceira pole na temporada.

Ele vai começar ao lado de Patrese na Brabham ... mas de ...

Piquet é apenas o 13o. O líder do campeonato, ou seja, Prost,sairá na quarta posição,atrás do Alfa de  Giacomelli. Enquanto Pironi e Rosberg ocupam a 4ª fila.

Finalmente, a McLaren vem em 10ª e 12ª (à frente de Watson, Lauda).
Note que por a pista ser estreita somente 20 carros largam e não os 26 habituais.
  1. Arnoux 1'23 "281 - Renault
  2. Patrese 1'23 "791 - Brabham / Ford
  3. Giacomelli 3 1'23 "939 - Alfa Romeo
  4. Prost 1'24 "439 - Renault
  5. Pironi 1'24 "585 - Ferrari
  6. Rosberg 1'24 "649 - Williams / Ford
  7. Cesaris de 1'24 "928 - Alfa Romeo
  8. Daly 1'25 "390 - Williams / Ford
  9. Alboreto 1'25 "449 - Tyrrell / Ford
  10. Watson 1'25 "583 - McLaren / Ford
  11. Mansell 1'25 "642 - Lotus / Ford
  12. Lauda 1'25 "838 - McLaren / Ford
  13. Piquet 1'26 "075 - Brabham / BMW
  14. Winkelhock 14 1'26 "260 - TTY / Ford
  15. de Angelis 1'26 "456 - Lotus / Ford
  16. Cheever 1'26 "463 - Ligier / Matra
  17. Henton 17 1'26 "690 - Tyrrell / Ford
  18. Laffite 1'27 "007 - Ligier / Matra
  19. Surer 19 1'27 "019 - Setas / Ford
  20. Salazar 20 1'27 "022 - TTY / Ford
Eliminados:
Baldi 21 1'27 "208 - Setas / Ford
Lammers 22 1'27 "523 - Theodore / Ford
Missa 23 1'27 "885 - Março / Ford
Warwick 1'28 "075 - Toleman / Hart
Jarier 1'28 "264 - Osella / Ford
Guerrero 1'28 "635 - Alferes / Ford
Fabi 1'30 "407 - Toleman / Hart
de Paletes 1'31 "059 - Osella / Ford
Boesel 29 1'31 "212 - Março / Ford
Serra 1'31''471 30 - Fittipaldi Ford /
De Villota 1'52''401 31 - março / Ford
O GP corre em um dia nublado, mas seco. O tempo é pesado sobre o principado.

Na largada, Arnoux pulou de cabeça, enquanto Patrese leva um pouco mais de tempo para iniciar, ganhando assim Prost e Giacomelli uma posição. Os Renaults são no início da corrida facilmente ultrapassados por seus adversários, como em Kyalami. Giacomelli sai da a corrida quase de imediato, que vergonha ...

Infelizmente, na volta 14 quando Arnoux liderava a corrida amplamente, principalmente na frente de seu companheiro de equipe, comete um erro na piscina roda. Ela volta a pista ma para por ai mesmo. Prost, em seguida, assume o comando das operações, seguido de Patrese, Pironi, De Cesaris, Alboreto e Rosberg.
Rosberg chega rapidamente em Alboreto.

Acorrida segue assim até perto de seu final, quando o céu escureceu perigosamente ...

Entretanto, Lauda, Watson, Piquet e Rosberg já abandonaram a prova, deixando assim a corrida para os demais pilotos.

Os pilotos foram forçados a permanecer cautelosos, uma tempestade que poderia aconteceu a qualquer momento, além do fato de terem que poupar seus carros visto que o final da prova se aproximava.

No entanto,estava claro que a vitória não poderia escapar de Prost ...

Os comissários de prova acenam como as bandeiras informando sobre a pista escorregadia.Prost, apesar do perigo continua rápido.

Uma chuva fina começou a cair a 4 voltas do fim. Prost reduz seu ritmo, mas mesmo assim Prost sai violentamente na chicane, batendo seu carro.

Patrese então herda a liderança apenas 3 voltas do final. O italiano vê cehagando sua  primeira vitória da carreira no prestigiado GP de Mônaco. Mas os acontecimentos continuam, faltando apenas 2 voltas para o final Patrese roda no hairpin Loews e perde a liderança!

Mais do que um presente, ele fez uma oferta para Didier Pironi para vencer a prova e o piloto da Ferrari não é louco, leva todo tempo para evitar qualquer contratempo, ele não vai imitar Prost ...ma s ele é obviamente muito lento. É ainda mais lento. É inexplicavelmente lento .... e chegou no túnel, a Ferrari para. Resta apenas pouco mais de um quilômetro, 7 curvas. Ma mesmo assim ele abando. Então é Andrea de Cesaris que assume a líderança e ele e se encontra prestes a vencer seu primeiro GP. No entanto seu Alfa fica sem combustível e o mesmo para.

Resta na prova ainda Derek Daly da Williams que também para e fica pelo caminho.

Todos então começaram a calcular que seria o primeiro. Entre os desistentes do outro, não era fácil de encontrar ... E, finalmente .... era Patrese!

O italiano, auxiliado pelos comissários tinha sido capaz de voltar a prova.A ação não foi considerada ilegal e, portanto, foi a sua primeira vitória. Mesmo passando  bandeira quadriculada ele não podia nem mesmo saber que ele tinha ganho.

  • Extensão da Pista e Número de Voltas 3,312 m e 76 Voltas
  • Pole Position René Arnoux 1'23"281
  • Volta mais rápida Riccardo Patrese 1'26"354
  • Líderes por volta René Arnoux - 1ª à 14ª, Alain Prost - 15ª à 73ª, Riccardo Patrese - 74ª e 76ª e Didier Pironi - 75ª
  • Pilotos que concluíram a prova 10
  • Abandonos 10 
Uma corrida com quatro líderes: René Arnoux, Alain Prost, Riccardo Patrese e Didier Pironi. Em menos de duas voltas, um final de prova tão confusa com tantas mudanças de líderes.

Posts Relacionados

0 comentários :