Vincenzo Sospiri Feliz Aniversário

07/10/2010

Vincenzo Sospiri (Nascido em 7 de Outubro de 1966, em Forli) é um automobilista italiano. Não conseguiu se classificar para o Grande Prêmio da Austrália de 1997 pela MasterCard Lola.

 
Sospiri começou a carreira no campeonato italiano de Kart com 15 anos de idade. Ele acabou se tornando Campeão Mundial de Kart, em 1987. Em seguida, Sospiri passou para a Fórmula Ford, antes de chegar na Fórmula 3000 em 1991, tendo como companheiro de equipe o inglês Damon Hill na Middlebridge Lola T91/50 Cosworth. Em um carro não competitivo, conquistou um grande resultado terminando na segunda corrida de Hockenheimring. Ele retornou à F-3000 em 1993, dirigindo um Reynard 93D Judd para a equipe Mythos. Depois de uma temporada melhor que a primeira, ele mudou-se para a Super Nova Racing para 1995. Foi durante essa época que ele ganhou o título, batendo o companheiro de equipe, Ricardo Rosset.
 
Ele havia testado pela equipe Simtek no Autódromo do Estoril, em 1994, mas foi incapaz de levantar fundos suficientes para atuar em uma etapa. Apesar de ter faturado o título da F-3000 em 1995, foram muito poucas opções disponíveis para Sospiri, de modo que ele optou ser o test driver da Benetton para o ano.
 
Finalmente, Sospiri teve a sua chance de correr na Fórmula 1 com a MasterCard Lola, em 1997. Infelizmente, ficou claro desde a primeira corrida, onde Sospiri e seu companheiro de F-3000, Ricardo Rosset, ficaram mais de 10 segundos fora do ritmo, já que o carro não era capaz de fazer um tempo decente para participar de uma corrida. Ainda assim, Sospiri estava louco para marcar presença no GP do Brasil, mas a equipe abandonou a temporada devido a enormes dívidas contraídas.
 
Depois de "micar" na F-1, Vincenzo virou a sua atenção para outros esportes, correndo inclusive as 500 Milhas de Indianapolis, na IRL. Em 1998, ele correu as últimas cinco etapas da Champ Car pela equipe All-American Racers, no lugar do norte-americano P. J. Jones. O italiano tinha esperanças de ser efetivado na All-American, mas a equipe preferiu apostar em outros pilotos (Gualter Salles, Andrea Montermini e Raul Boesel). Encerrou sua carreira em 2001.

 
Registros na Fórmula 1
  • Nacionalidade Italiana
  • Anos 1997
  • Time(s) Simtek (test-driver), Benetton (test-driver) e MasterCard Lola
  • GPs disputados 1 (0 largadas)
  • Campeonatos 0
  • Vitórias 0
  • Pódios 0
  • Pontos 0
  • Pole positions 0
  • Voltas mais rápidas 0
  • Primeiro GP GP da Austrália de 1997
  • Primeira vitória
  • Última vitória
  • Último GP GP do Brasil de 1997

Posts Relacionados

0 comentários :