Mika Salo Feliz Aniversário

30/11/2010

Mika Juhani Salo (Helsinki, 30 de Novembro de 1966) é um piloto de automobilismo da Finlândia. Ficou na Fórmula 1 de 1994 à 2002, sem nenhuma vitória. Atualmente, compete em categorias inferiores, e também é o comentarista oficial de Fórmula 1 na Finlândia.

 
Em 1989, Salo competiu no Campeonato Britânico de Fórmula 3, pela Alan Docking Racing. Ele correu com um Reynard-Toyota, que não era o melhor conjunto do grid. Permaneceu na equipe para 1990 e seu carro passa a ter um competitivo chassis Ralt, ele correu contra o seu conterrâneo (e rival) Mika Häkkinen na F-3, terminando em segundo lugar. No mesmo ano, Salo foi pego dirigindo bêbado, e posteriormente, a chance dele obter uma superlicença da FIA para competir na Fórmula 1 foi impugnada. Ele, então, foi para o Japão, em uma tentativa de relançar a sua carreira.
 
Após ter seu pedido de superlicença negado por dirigir embriagado em 1990, Salo estreou na Fórmula 1 em 1994, pela equipe Lotus, que estava em uma séria dificuldade financeira. Em seu primeiro GP, no Japão, ele terminou em décimo lugar, a uma volta do vencedor (o inglês Damon Hill) e suplantou o companheiro de equipe, Alessandro Zanardi. Terminou em trigésimo segundo lugar entre todos os pilotos, sem nenhum ponto marcado. Na última corrida, na Austrália, teve de sair, encerrando o ciclo da tradicional equipe inglesa, que fechou o ano zerada.
 
Salo voltou para a F-1 defendendo as cores da Tyrrell - outra equipe tradicional em crise - em 1995. Ele teve como companheiro de time o japonês Ukyo Katayama. Nesse período, o finlandês sempre superou o nipônico. Cinco quintos lugares (GP's de Monza, Austrália, Mônaco - onde marcou os últimos pontos da Tyrrell na história sem ir aos boxes - e Brasil) foram seus melhores desempenhos na Tyrrell. Sua passagem na equipe inglesa durou de 1995 a 1997.
 
Após sair da Tyrrell, Mika Salo foi contratado pela Arrows, que perdia Damon Hill, contratado pela Jordan e mantinha o brasileiro Pedro Paulo Diniz. O finlandês teve como melhor desempenho um quarto lugar no GP de Mônaco. Salo terminou a temporada na décima quarta colocação.
 
Encerrado seu contrato com a Arrows, Salo ficou sem emprego para 1999. Sua vaga na equipe inglesa foi ocupada por Tora Takagi (ex-Tyrrell), enquanto Pedro Paulo Diniz, que perdeu a vaga para o espanhol Pedro de la Rosa, foi para a Sauber. Entretanto, o finlandês não ficaria desempregado por muito tempo. Devido ao acidente que impediu Ricardo Zonta de competir no GP do Brasil, Salo substituiu o brasileiro em três corridas: (San Marino, Espanha e Mônaco).
 
Outro acidente deu uma nova oportunidade a Salo. Michael Schumacher havia fraturado a perna em Silverstone. O italiano Luca Badoer, titular da Minardi em 1999 e "eterno test-driver" da "Scuderia", não quis competir no lugar do alemão. Salo foi chamado para auxiliar Eddie Irvine na disputa pelo título, chegando a liderar o GP da Alemanha, mas, na metade da corrida, teve que entregar a vitória ao norte-irlandês para que este tivesse chance de ganhar o título. Salo terminou em 2º na corrida, seu primeiro podium na Fórmula 1. Seu segundo e último podium foi o 3º lugar no GP da Itália. Sua última corrida pela equipe italiana foi no GP da Europa, já que o piloto alemão já tinha condições físicas de voltar a pilotar as duas últimas do campeonato. Mika Salo terminou em 10º lugar, sua melhor classificação em toda a carreira na categoria.
 
O bom desempenho fez Salo retornar definitivamente à F-1 com um contrato para disputar a temporada de 2000 pela equipe Sauber, e seu companheiro era novamente Pedro Paulo Diniz. No final, ele ficou em décimo primeiro.
 
Os últimos anos de Salo na F-1 foram na equipe Toyota, que estava nascendo. Fora da F-1 em 2001, ele foi o piloto de testes da equipe, e retornou para disputar seu último campeonato em 2002. Esta temporada foi uma desilusão, e o finlandês, aos 35 anos, fez apenas dois pontos, os primeiros da Toyota, que terminou em último lugar, atrás até mesmo da Minardi. Depois, a Toyota anunciou que não contaria com o veterano finlandês para a sua segunda temporada. Esta foi a gota d'água para Mika Salo.

 
Registros na Fórmula 1
  • Nacionalidade Finlandesa
  • Anos 1994 – 2000, 2002
  • Time(s) 7 (Lotus, Tyrrell, Arrows, BAR, Ferrari, Sauber e Toyota)
  • GPs disputados 111 (109 largadas)
  • Campeonatos 0 (10º em 1999)
  • Vitórias 0
  • Pódios 2
  • Pontos 33
  • Pole positions 0
  • Voltas mais rápidas 0
  • Primeiro GP Grande Prêmio do Japão de 1994
  • Primeira vitória
  • Última vitória
  • Último GP Grande Prêmio do Japão de 1994

Posts Relacionados

0 comentários :