2010 se vai, o que virá em 2011?

29/12/2010

Caros amigos do Gpexpert,
Neste último post de 2010, quero dar um passada rápida e geral em 2010 e discutir as chaves do sucesso para 2011 na F1.
Resumir a F1 em 2010 em uma frase, seria: " Um campeonato disputadíssimo e corridas não tão disputadas assim."
Estranha frase, né? Mas foi a realidade de 2010, tivemos uma variação muito grande entre pilotos e equipes durante a temporada. Muitos líderes durante o ano: Alonso, Massa, Button, Hamilton, Webber e finalmente na última corrida, o campeão Vettel.
Não me lembro de um campeonato com tantas trocas de liderança, o que acabou sendo sensacional.
Num campeonato assim, naturalmente, muitas corridas seriam disputadíssimas com muitas ultrapassagens e lindos pegas, mas não foi TÃO assim...
O Campeonato teve um começo promissor, depois uma corrida muito chata no Bahrein (muito se deve a alteração do traçado por Hermann Tilke), tivemos uma sequência de corridas muito boas com Austrália, Malásia e China.
Mônaco e Barcelona nunca possuem corridas excelentes, e esse ano não foi diferente.
Turquia e Canadá foram ótimas e sem chuva, mas contaram com um fator que apimentou as corridas e que eu esperava que fosse dominante em 2010, a preocupação com o consumo de gasolina.
Daí pra frente, não houve nenhuma corrida inteiramente boa (Tirando SPA!!). Algumas foram monótonas e outras com relampejos de brilhantismo. Isto muito se deveu ao regulamento, o fim de reabastecimento, causou um certo reboliço no início do ano, quando as equipes não tinham ideia de quando executar a troca de pneus. Depois que "aprenderam isso", bastou apenas padronizar o ponto em que o pneu macio acabava e colocar o duro, o que normalmente acontecia no primeiro terço de corrida, e terminar a corrida.
Não tivemos pilotos fazendo 2 ou mais paradas, táticas ousadas (ou seriam suicidas??), etc...
Isto acabou limitando o potencial de disputa das corridas e com isso, menos emoção.

De qualquer forma, foi um campeonato muito bom, que fez com que esperássemos até a última volta pra saber o campeão e no final uma justiça foi feita com a derrota de Alonso e a Ferrari com seus métodos pouco "simpáticos".

Para 2011, muita coisa pode mudar...
Podemos ter uma equipe pequena e surpreendendo como a Brawn em 2009?
Não creio, mas podemos ter mudanças entre as equipes de ponta.
O Kers e os pneus Pirelli serão a chave de 2011, quem tiver o melhor Kers e souber capitalizar melhor os pneus levará uma imensa vantagem na temporada. A Ferrari pode ser apontada como essa equipe, pois já teve Kers no passado (Coisa que a RBR não teve no passado.) e parece ter um carro que pode se adaptar a essas novidades, terá um Alonso muito motivado a ganhar um título e já um pequeno tabu de 4 anos sem títulos pra quebrar.
A Mclaren, sem poder usar seu Ducto F, terá que se reinventar e a RBR correndo a primeira vez com o Kers, terá que modificar o seu carro campeão para essa novidade.
Teremos que acompanhar também, se todas as equipes correrão com o Kers, pois em 2009, muitas equipes não aderiram ao equipamento, devido ao seu custo e seu peso dentro do carro.
Desta vez, que não parece ser vantajoso correr sem este equipamento.
Outra coisa importante, é ver o como será a temporada das equipes estrearam este ano, mais um ano pífio assim, e elas pegam o boné e partem...
Mas principalmente, espero ver como será o decorrer da temporada, se equipes vão "aprender" o regulamento como fizeram este ano ou se teremos um campeonato como muitas brigas na pista até o final da temporada.
Perguntas que começaram a ser respondidas nos testes a partir de Janeiro e que iremos acompanhar e analisar aqui no blog.












Vocês se lembram num post passado que perguntei sobre a volta da pole de Senna no Gp Brasil de 94?
Então, encontrei algo muito bom no youtube, o treino de sábado, quase completo, em português, se toparem posto no blog, o que acham?

Todo final de ano, sempre digo e desejo a mesma coisa a todos, pois é sempre o quero...
"Saúde, sorte, sucesso a todos e que todos nos encontremos no próximo fim de ano"
Se o ano tivesse sido muito bom, talvez pedisse uma Pit Babe do Monster Energy para o Papai Noel. Mas como ano foi longe de ser muito bom, peço para mim e para todos, além da frase de praxe, um emprego legal em 2011, pois além dos pedidos da frase, ter um trabalho é fundamental.


Abraços e se cuidem.

Posts Relacionados

0 comentários :