A segunda sessão de testes coletivos do Mundial de Fórmula 1 terá início amanhã, em Jerez de la Frontera, circuito no qual também se irá assistir à estreia oficial dos novos monolugares da McLaren, Force India e Marussia Virgin Racing. Depois da Renault ter saído de Valência no topo, quem é o próximo candidato à lidereança?

Depois de uma primeira sessão em Valência na qual Robert Kubica mostrou a competitividade do novo Renault R31 ao ser o mais rápido no geral, estes segundos testes continuarão a servir, essencialmente, para as equipas continuarem a recolher dados acerca dos seus novos monolugares e, também, dos novos pneus da Pirelli para 2011. Contudo, haverá a curiosidade suplementar de se assistir à presença de três novos carros em pista.

Na McLaren a novidade será o MP4-26, sendo este o primeiro teste a sério do novo monolugar de Woking, apesar de Gary Paffett já ter levado a cabo um ligeiro 'shakedown' em Idiada, Espanha. Também o novo monolugar da Marussia Virgin já cumpriu alguns quilómetros de ensaios, depois da equipa ter realizado uma sessão de filmagens ontem e hoje.

A Force India será a terceira das equipas a levar o seu novo carro para a pista, pois o VJM04 foi ontem revelado, sendo que neste caso será mesmo o primeiro contacto do carro com os circuitos. Com a presença destes três novos carros, ficará apenas a faltar que o novo Hispania Racing F111 chegue às pistas, embora a equipa de Múrcia já tenha feito saber que não estará presente nestes ensaios.

Quanto às equipas que testaram em Valência, é de salientar a ausência forçada de Robert Kubica na Renault, na sequência do grave acidente do piloto polaco no fim de semana passado num rali, que o obrigará a falhar grande parte da nova temporada. Face a isso, resta saber quem o irá substituir e quem ajudará Vitaly Petrov a desenvolver o R31 nestes ensaios de Jerez, sendo de crer que Bruno Senna e Romain Grosjean desempenhem um papel importante nestes quatro dias.

Red Bull, Ferrari, Mercedes, Williams, Toro Rosso, Team Lotus e Sauber voltarão a colocar os seus novos competidores em pista, procurando continuar a evolução dos seus carros para a nova época. Os ensaios têm início já amanhã pelas 09h00 locais (menos uma hora em Portugal Continental) e durarão até domingo.

Posts Relacionados

0 comentários :