Curiosidade do GP de Monaco

07/03/2011

A coluna post do leitor de hoje foi enviada por Mauro Peixoto.

Tão tradicional quanto cheio de frescura, o GP de Mônaco é mais antigo do que a própria Fórmula 1. A primeira edição da prova aconteceu em 1929, 21 anos antes da criação da categoria. No próximo domingo, acontecerá o 67º GP no apertado circuito monegasco.

Algumas curiosidades acerca da corrida:

* O maior vencedor é Ayrton Senna, com seis conquistas no principado. Michael Schumacher e Graham Hilll venceram cinco vezes cada.

* Senna é, também, o único brasileiro a ter vencido em Monte Carlo. Até sua primeira vitória, em 1987, o GP de Mônaco era um tabu para o Brasil.

* Durante dez anos, apenas Alain Prost e Ayrton Senna venceram o GP. Entre 1984 e 1993, foram quatro vitórias do francês, contra seis do brasileiro.

* Senna ainda detém o recorde de poles em Monte Carlo: cinco. Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart e Alain Prost marcaram quatro.

* Em quatro das últimas cinco corridas em Mônaco, o pole position venceu a corrida. A exceção foi Felipe Massa, no ano passado, batido por Lewis Hamilton, que havia largado em terceiro.

* Volta e meia, a zebra passeia pelo GP de Mônaco. Na última delas, em 2004, Jarno Trulli largou na pole e venceu de maneira surpreendente. Em 1972, debaixo de um temporal, Jean-Pierre Beltoise conquistou sua única vitória na categoria. Mas a maior de todas as zebras foi Olivier Panis, vencedor da prova em 1996, numa corrida maluca em que apenas quatro carros cruzaram a linha de chegada. Foi a última vitória da equipe Ligier, que não ganhava uma corrida há quase 15 anos.

* Falando em equipes, a vencedora absoluta em Mônaco é a McLaren, com 15 conquistas. A Ferrari venceu 8, seguida pela Lotus, com 7. Foi também em Monte Carlo que a McLaren fez sua estreia na Fórmula 1, em 1966.

* Por 17 GPs consecutivos, apenas equipes inglesas venceram no principado. De 1959 a 1974, Cooper, Lotus, BRM, Brabham e Tyrrell alternaram-se no alto do pódio. A marca só foi quebrada por Niki Lauda em 1975, com a Ferrari. Depois de 20 anos, a equipe italiana voltava a vencer em Mônaco.

* O GP de Mônaco proporcionou alguns finais de corrida históricos. Em 1970, Jack Brabham liderava a corrida, mas escapou da pista na última curva da última volta, entregando a vitória para Jochen Rindt. O diretor de prova ficou tão surpreso que não deu a bandeirada para o vencedor.

* Mas nada supera a maluquice que foi o final da corrida de 1982. A liderança trocou de mãos diversas vezes nas últimas três voltas, até que Riccardo Patrese vencesse. Detalhe: ele só ficou sabendo que tinha vencido algum tempo depois. Essa história está detalhada aqui.

Outras duas curiosidades envolvendo o GP de Mônaco e o mundo do cinema:


1 – A cena inicial do filme Grand Prix foi filmada em Mônaco e usada para convencer Enzo a liberar o uso do nome Ferrari e de seus carros para se fazer o filme.

2- Por alguma razão, ainda não explicada, a primeira imagem oficial do filme Iron Man 2 (Homen de Ferro 2) tem Tony Stark olhando uma tela com o traçado do circuito de Mônaco.

Posts Relacionados

2 comentários :

mengão2010 disse...

adoro automobilismo, e calro acompanho a f1 o tempo todo

mengão2010 disse...

fala meu amigo eu tbm estou lhe convidando para particiapr da rrsocial, assim com oa socyer é uma rede social igual ao orkut, facebook e twitter mas a diferença que estes não pagam seus usuairos, ja na rrsocial quanod vc convida amigos e se cadastra aí sim eles te pagam por isso, caso se vc quiser se inscrever em uma dessas redes sociais acesse meus links de indicação que são esses


http://www.rrsocial.com.br/?aff=juniorcis

e se quiser particiapr da socyer meu link é esse aí
http://www.socyer.com.br/?id=7502

agradeço sua atenção

junior