GP do Brasil de 1993

22/04/2011

O Grande Prêmio do Brasil de 1993 foi a segunda etapa das 16 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 1993. Foi a ultima vitória de Ayrton Senna em Interlagos.


1° Alain Prost (2) Williams/Renault 1:15.866
2° Damon Hill (0) Williams/Renault 1:16.859
3° Ayrton Senna (8) McLaren/Ford 1:17.697
4° Michael Schumacher (5) Benetton/Ford 1:17.821
5° Michael Andretti (7) McLaren/Ford 1:18.635
6° Riccardo Patrese (6) Benetton/Ford 1:19.049
7° Jyrki Jarvilehto (30) Sauber/Ilmor 1:19.207
8° Karl Wendlinger (29) Sauber/Ilmor 1:19.230
9° Jean Alesi (27) Ferrari/Ferrari 1:19.260
10° Mark Blundell (26) Ligier/Renault 1:19.296
11° Philippe Alliot (19) Larrousse/Lamborghini 1:19.340
12° Johnny Herbert (12) Lotus/Ford 1:19.435
13° Gerhard Berger (28) Ferrari/Ferrari 1:19.561
14° Rubens Barrichello (14) Jordan/Hart 1:19.593
15° Alessandro Zanardi (11) Lotus/Ford 1:19.804
16° Martin Brundle (25) Ligier/Renault 1:19.835
17° Erik Comas (20) Larrousse/Lamborghini 1:19.868
18° Derek Warwick (9) Footwork/Mugen Honda 1:20.064
19° Aguri Suzuki (10) Footwork/Mugen Honda 1:20.232
20° Christian Fittipaldi (23) Minardi/Ford 1:20.716
21° Luca Badoer (22) Lola/Ferrari 1:20.908
22° Ukyo Katayama (3) Tyrrell/Yamaha 1:20.991
23° Andrea de Cesaris (4) Tyrrell/Yamaha 1:21.224
24° Fabrizio Barbazza (24) Minardi/Ford 1:21.228
25° Michele Alboreto (21) Lola/Ferrari 1:21.448

 
Não Largou:

 
Ivan Capelli (15)Jordan/Hart 1:21.789

 
Senna Brilha na chuva em Interlagos e Vence os carros de Outro planeta.

 
A 2ªVitória de Ayrton Senna foi uma das mais bonitas e Emocionantes, a corrida começou com o tempo seco, Na Largada Senna larga muito bem e Conseguiu passar Hill e assumiu a primeira posição, Mas logo depois da largada Andretti que largava mal bateu com Berger, e Brundle tambem bateu e abandonou a corrida. Alesi tambem largou bem e passou de 10º para a 4ºposição, depois Alesi caiu para 5º. A Classificação em 2 Voltas era Prost, Senna e Hill os três primeiros.

 
Prost já mostrava toda a superioridade de seu equipamento abria de Senna, Hill vinha ou pouco atrás com Schumacher perto, e depois bem longe Alesi em 5º. Patrese abandonaria a corrida na 3ªVolta. Com 5 Voltas Prost, Senna, Hill e Schumacher simplesmente despacharam os demais, Alesi que estava em 5º estava a 8 segundos de Schumacher, e com uma Ferrari. Barbazza tambem tinha abananado a corrida. Prost sobrava na corrida, Senna tinha que manter a 2ªPosição, Hill e Schumacher estavam por perto de Senna. Com 8 Voltas completadas a classificação era: Prost , Senna (6.2), Hill (6.8), Schumacher (7.2), Alesi (21.2), Letho (21.6), Wendlinger (22.3), Alliot (28.0), Herbert (29.3), Blundell (30.1), Zanardi (30.9), Barrichello (31.7).

 
Hill abriu fogo para Senna, e na volta 11 Hill consegue ultrapassar Senna em uma bonita ultrapassagem e já abria de Senna, mostrando tambem a Tamanha Superioridade sobre as Mclaren, que não era pareo até para a Benetton de Schumacher. Alesi sofria demais para se manter na Frente de Lehto e de Wendlinger. a Ferrari tinha muitos problemas no carro e a Sauber mostrava bem mais desempenho do que as Ferraris no começo do ano, e Lehto logo depois acabou passando Alesi. Rubens Barrichello em seu 2ºGP da sua carreira abandonava por problemas de Câmbio de sua Jordan-Hart, na Volta de número 16 a lente de Prost já estava com pingos de chuva, e o ceu de Interlagos já estava com nuvens carregadas, esperando para cair a água toda de baixo da pist. A Classificação era em 17 Voltas completadas: Prost, Hill, Senna, Schumacher, Lehto e Alesi.

 
Na Volta de número 21 Senna consegue negociar melhor as ultrapassagens em cima dos retradatalhos e abre um pouco de Schumacher. Prost depois de um forte inicio agora adminstrava a vantagem em cima de de Hill. a Vantagem era de 9 Segundos, Na Volta 22 tinha briga pelo 3ºlugar, Senna x Schumacher e pela 6ªPosição, Alesi x Wendlinger. Prost voltava ao seu melhor Ritmo na corrida. Na Volta 24 para 25 teve que fazer um stop go de 10 segundos devido ao Fato de ter ultrapassado em Bandeira amarela. Schumacher com isso assumia a liderança. Mas a chuva começava a dar as caras, e todos iriam trocar os pneus, apesar da Chuva só cair na reta dos boxes, mais já caira com muita intensidade.

 
Senna decidiu ir aos boxes na volta 27, Prost não foi aos boxes, Mas Hill entrou e isso pode ter sido decisivo para uma possivel liderança da corrida. Suzuki batia forte na corrida e na Chuva intensa Prost roda e abandona a corrida e acerta Christian Fittipaldi e abandona a corrida. Bandeira amarela e safety car na pista, Senna tambem roda, mas consegue rodar. e a corrida tinha como o lider Damon Hill o primeiro, Senna em 2º e M.Schumacher 3º, Herbert 4º, Lehto em 5º e Zanardi em 6ºLugar. a chuva em 5 Voltas depois já tinha parado, mas a pista estava molhada, dando uma outra cara a corrida. com 15 carros na corrida. Os que abandonaram a corrida: Prost, Fittipaldi, Suzuki, Katayama, Barrichello, Patrese, Brundle, Barbazza, Andretti e Berger.

 
Na Volta 36: Hill, Senna, Schumacher, Alesi, Herbert e Lehto são os seis primeiros colocados, já com a reconfiguração da classificação. Na Volta 38 a relargada é dada, Com Hill em primeiro e Senna em 2º, os dois na batalha pela liderança da corrida. Schumacher tentava entrar nessa briga. Senna e Schumacher arriscam ir para trocar os pneus, Senna fez uma boa parada, mas Schumacher teve problemas demais com a parada e perdeu um tempão. Hill na volta seguinte foi para os boxes e a Williams acaba por fazer um pit competente, Hill voltava na Frente de Senna, mas na Volta 42 Senna deu um passadão em cima de Hill, Senna Assumia a liderança da corrida. Alesi que estava em 1º foi para os boxes. Senna, Hill, Alliot eram os três primeiros da corrida. Acredite Alliot com a Larrousse-Lamborghini.

 
Herbert acabava por passar Alliot e assumir a terceira posição com a Lendaria Lotus-Ford. Classificação com 43 Voltas: Senna, Hill, Herbert, Alliot, Lehto e Alesi. Schumacher acabou com os problemas da sua parada e ficou com a 9ªPosição. Hill tentava uma nova aproximação em cima de Senna. e em 3 Voltas Hill acabava por enconstar em Senna. Alesi tomou punição de 10 segundos e complicou a corrida do Francês. enquanto isso Schumacher estava se recuperando na corrida. faltando 20 voltas para o Final da corrida acabou a corrida para Andrea de Cesaris. e Alesi tomava mais uma punição de 10 segundos nos boxes. Schumacher tinha tambem sido punido na corrida. Herbert estava na 3ªPosição, Lehto em 4º e Blundell em 5º e Schumacher já estava na 6ªPosição.

 
Isso na volta 53, duas voltas depois Lehto abandonava a corrida quando estava em uma otima 4ªPosição. e lá atrás, Schumacher fazia a melhor volta da corrida. Senna aos poucos consolidava sua vitória em Interlagos e Hill cada vez mais ficava longe de Senna depois de 15 voltas de pressão. com 60 Voltas. Senna, Hill eram os dois primeiros, com Herbert em 3º, Schumacher em 4º, Blundell em 5º e Zanardi em 6º. Senna já tinha 10 segundos de diferença para Hill. Blundell teria briga com Schumacher na briga pela 4ºPosição. e Restando 7 Voltas para o Final Schumacher passa Blundell e assumiu a 4ªPosição. e Senna a 6 Voltas para o Final já tinha uma comportavel vantagem em cima de Hill que já estava conformado com a 2ªposição, e Hill estava para conquistar seus primeiros pontos na formula 1. e Herbert teria que lutar pela 3ªPosição com o Schumacher. Senna já adminstrava a corrida. Restando 3 Voltas para o Final Schumacher passou Herbert, mas Herbert Voltou para a 3ºPosição. mas na volta seguinte Schumacher destroi o sonho do pódio para Herbert e para a Lotus, e Senna Conquista a sua segunda vitória no Brasil. Festa no autodromo, invarsão, todo o público veio pra cima do carro de Senna, devido ao Feito do Grande piloto que superou os dois carros do outro mundo, para Hill, os primeiros pontos e o primeiro pódio de sua carreira.


 
  • Pole Position: Alain Prost 1:15.866
  • Volta mais rápida: Michael Schumacher (61º Volta) 1:20.024
  • Esta foi a primeira corrida a utilizar o Safety Car desde 1973.
  • Esta corrida marcou a 100ª vitória da equipe McLaren.
  • Primeiro e único ponto de Alessandro Zanardi na fórmula 1.
  • Última vez que dois carros da equipe Lotus pontuam.
  • Ultima vitória de um piloto brasileiro até 2006, quando Felipe Massa conquistou a vitória.
 

Posts Relacionados

0 comentários :