Raidillon ou Eau-Rouge?

06/04/2011

Bom galera até eu me confundia até me deparar com um site em francês que resolveu contar a verdade desta famosa curva  que chamamos de Eau-Rouge, mas na verdade é a Raidilon.

A Raidillon é uma curva rápida que em seu final vai para a direita. Nos anos trinta houve uma concorrência entre os proprietários de circuito para saber qual a pista era mais rápida. Francorchamps não quis ficar para trás e assim assim decidiu construir esta curva para concorrer com as demais pistas espalhadas pelo mundo.


A Raidillon se tornou uma das mais amadas e temidas curvas do mundo tanto pelos pilotos quanto para os amantes do esporte a motor.. Ao acelerar na reta depois do hairpin La Source uma curva muito fechada e lenta, você iniciará uma descida e verá uma montanha enorme à sua  frente, para quem olha de fora ou de dentro de um carro é uma curva muito intimidante! Enquanto os carros de turismo entram na Raidillon cerca de 200 km / h (125 mph), os carros de Fórmula 1 fazem isso a mais de 300 km / h (185 mph). Embora seja uma diferença grande de velocidade de uma categoria para outra intimidação é a mesma para ambas as categorias.


Há um grande mal entendido sobre o nome da Raidillon que é chamada de Eau-Rouge por muitas pessoas inclusive pelos nossos amigos da RGTV que fazem com que todos os brasileiros troquem seu nome.  Em frente a Raidillon corre o Brooke Eau-Rouge que passa por baixo da pista como podemos ver na próxima fato. Neste ponto a curva à esquerda originalmente era a seção l'Ancienne Douane. Esta curva foi chamada Eau-Rouge. Em alguns mapas (sem dúvida, feita em data mais recente) a "l Ancienne Douane, a curva esquerda levando para a reta Kemmel é chamada Raidillon. Mas isso não está certo! Esta curva nunca teve um nome individual, era apenas uma parte da seção 'l Ancienne Douane. A Raidillon foi introduzida em 1939 e é o atalho íngreme entre a curva para a esquerda da seção 'l Ancienne Douane que leva à reta Kemmel.


Esta é a verdadeira Eau-Rouge!

A partir da Eau-Rouge temos hoje apenas uma parte usada do seu desenho original da seção 'l Ancienne Douane. Porque a Raidillon está ligado à Eau Rouge, a reta Kemmel. O fato de você ver esses nomes juntos no mapa também está contribuindo para o mal-entendido. Um equívoco que tem proporções em todo o mundo!



Nesta imagem, você vê a velha seção l'Ancienne Douane e uma pequena história sobre a construção da Raidillon. Porque os textos estão em Franceses e holandeses aqui uma tradução para o português: Foto aérea do circuito a partir da curva "La Source". A seção da "l'Ancienne Douane" é claramente visivel.


A curva antes da sua construção

Finalmente a Raidillon já como nós a conhecemos

Portanto a seção 'l Ancienne Douane foi cortada em 1939 pela famosa "Raidillon".



Após o trágico acidente em Ímola de Senna, uma chicane provisória foi construída na Raidillon para o Grande Prémio da Bélgica de 1994. Um ano depois a chicane felizmente desapareceu.



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2 comentários :

Diego Trindade disse...

Rapaz! Achei q o blog tinha sido apagado! Clicava no link e não entrava! Nossa!

Jean Corauci disse...

Não foi isso não a uol simplesmente congelou o dominio por uma semana e o máximo que me disseram foi desculpa pelo ocorrido