Senna e o Porsche 956

11/05/2011

Em 1984, Senna fez uma corrida de Sport-protótipos, com um Porsche 956 da JOEST, numa altura em que era considerado, a par de Bellof, os prodígios do ano.

Esta prova foi nos 1000 km de 1984, no dia 15 de julho, em prova válida para o Mundial de Marcas. A essa altura já tinha ocorrido o épico GP de Mônaco. Senna não foi tão bem sucedido como 2 meses antes com o tal Mercedes 190... Não que o carro ou os companheiros de equipe fossem maus, muito pelo contrário. O carro era um Porsche 956, inscrito por Reinhold Joest. Os companheiros de equipa eram Henri Pescarolo, que havia ganho até aquela altura Le Mans quatro vezes (inclusive naquele mesmo ano, um mês antes, e Stefan Johannson, rápido piloto sueco). Nos treinos, o trio só conseguiu marcar o 9° tempo. Teria que disputar a prova contra dois carros de fábrica da Porsche, além de dois Lancias, e Porsches das Equipes Fitzpatrick, Kremer, Lloyd e Brun. Embora tivesse chovido, o carro 7 perdeu oito voltas nos boxes, com problemas na embreagem, e Senna terminou a corrida em 8° lugar. Depois disso, Senna nunca mais correu fora da Fórmula 1.

Ele gostou da experiência : "É mais pesado que um F1, mas é bastante rápido" No fim, depois de longas conversas com a equipa, ainda cogitou andar na equipa, mas os compromissos da F1 inviabilizaram desde logo a sua continuidade na equipa. E ainda bem, valeu a pena a escolha!



O cockpit do Porsche 956 que Senna pilotou em Nurburgring no ano de 1984.

Posts Relacionados

0 comentários :