Campeão de 2011 sairá após as quatro últimas provas do ano. Thiago Camilo (Ipiranga RCM) venceu três e entrou como líder. Mas Santa Cruz alterou a classificação.

Conheça melhor como funciona a Mobil Super Final da Copa Caixa Stock Car  
 Esses são os top 10 candidatos ao título da temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car ( Fernanda Freixosa/Vicar)

O que é a Mobil Super Final da Stock Car?
Desde 2006 que o título da Stock Car é decidido em uma espécie de superfinal. Somente os pilotos que passarem à Mobil Super Final têm condições de concorrer ao título de campeão da Copa Caixa Stock Car nas quatro últimas corridas do campeonato. Nessa fase, cada piloto classificado à decisão tem de descartar obrigatoriamente um dos seus resultados.

Quem pode participar da Mobil Super Final?
Ao término da oitava etapa da temporada (de 12 previstas), os 10 primeiros na tabela de classificação do campeonato, após dois descartes obrigatórios, estão aptos à disputa do título.

Mas e a pontuação, continua a mesma?
Não. Os 10 pilotos da Mobil Super Final entram na disputa com 200 pontos, mais a pontuação correspondente à sua posição no campeonato. O primeiro recebe 225 pontos, o segundo 220, o terceiro 216, o quarto 214, o quinto 212, o  sexto 210, o sétimo 209, o oitavo 208, o nono 207 e o décimo, 206 pontos.

Isso quer dizer que o restante do grid não disputa mais o campeonato?
Não. Os pilotos que não entraram na Mobil Super Final, ou seja, que ficaram fora dos 10 primeiros ao término da oitava etapa, continuam correndo normalmente, disputando vitórias e todas as premiações do evento. O 11º colocado da classificação recebe troféu especial e, caso obtenha mais pontos nas quatro últimas corridas do que o campeão, também ganha o título especial de ‘Piloto Destaque do Campeonato’.

Como será, afinal, a disputa pelo título do campeonato?
O campeão da temporada 2011 da Copa Caixa Stock Car será aquele piloto que conquistar o maior número de pontos nas quatro últimas corridas do ano: Santa Cruz do Sul (18/9), Londrina (2/10), Brasília (16/10) e Velopark (6/11). Ele será declarado campeão somente após descartar obrigatoriamente um dos seus resultados na Mobil Super Final.

E se algum piloto empatar na pontuação mesmo após o descarte obrigatório?
Nesse caso, o critério de desempate leva em consideração o maior número de vitórias. Caso a igualdade continue, passa a valer o maior número de segundos lugares e assim por diante, contando o retrospecto desde a primeira etapa do campeonato.

Quais são os pilotos classificados em 2011 para a disputa da Mobil Super Final?

São eles: Thiago Camilo (Ipiranga RCM), Max Wilson (Eurofarma RC), Átila Abreu (AMG Motorsport), Cacá Bueno (Red Bull Racing), Ricardo Maurício (Eurofarma RC), Popó Bueno (A.Mattheis), Marcos Gomes (Medley FullTime), Luciano Burti (Itaipava Racing Team), Daniel Serra (Red Bull Racing) e Allam Khodair (Blau Vogel).

caso sua dúvida não tenha sido esclarecida ainda, por favor, mande-a por emeio para faleconosco@stockcar.com.br

fonte: vicar

Posts Relacionados

0 comentários :