O verdadeiro Brasileiro de Marcas

09/11/2011


Tenho certeza de que serei crucificado pelo que vou falar, mas sou contra esse novo Brasileiro de Marcas. Simplesmente porque na minha opinião, não passa de uma"categoria de mentirinha", que serve tão somente para os endinheirados pilotos da Stock treinarem suas habilidades. Tudo muito bonito, boa divulgação e até um bom público, mas... Carrocerias diferentes e um único motor?! A mesma promotora da Stock Car (que vive dando vexame)?! Pouquíssimos (se é que há) são os pilotos que não disputam a "categoria top brasileira"... Estranho não?!


Para que todos entendam o meu questionamento, vamos aos fatos: os certames regionais de Marcas e Pilotos estão pegando fogo! No Rio Grande do Sul temos uns 50 carros, em São Paulo outros 40, no Rio tivemos 30 carros alinhando no último fim de semana.

E o grande barato dessas corridas é que vemos os mesmos carros de rua. Uma infinidade de Corsas, Celtas, Gols, Kas, Palios, Clios, Peugeots 206 e alguns outros modelos... O grande problema está no regulamento, pois cada estado utiliza o seu, não existindo uma padronização. Tenho certeza de que todos são muito bons, vide o equilíbrio que existe entre todos os modelos.


Campeonato Goiano de Marcas e Pilotos (2011)

Uma atitude legal da CBA (e estamos precisando de uma, faz tempo) seria promover um consultor de cada estado para que fosse criado um único regulamento técnico de Marcas e Pilotos, visando um campeonato unificado da categoria. Não seria difícil imaginar umBrasileiro de Marcas de verdade: modelos de rua, com regulamento unificado e baixo custo para o piloto/equipe. 

Só para suposição, teríamos uma etapa do brasileiro por mês coincidindo com os certames regionais e pontuação diferenciada. Se pensarmos inicialmente em RS, PR, RJ, SP e MG já teríamos cinco etapas, e uma etapa final em pista neutra com pontuação dobrada seria um atrativo. Poderia ser incluso no regulamento o descarte, visando a impossibilidade de alguns competidores de participar de todas as etapas.


É só uma idéia, um sonho na verdade... Coisa que não é tão difícil de se ter. O grande problema é a realização, ainda mais quando diz respeito ao nosso vergonhoso automobilismo brasileiro.


Veja mais sobre automobilismo no Blog do Boueri 

Posts Relacionados

0 comentários :