SABIA QUE... Ivan Capelli 'chateou' Prost e Senna

24/12/2011

SABIA QUE... Ivan Capelli 'chateou' Prost e Senna -
Campeão de Fórmula 3000 em 1985, Ivan Capelli não demorou muito a demonstrar o seu talento na F1 como piloto da Leyton House, com dois impressionantes segundos lugares

Ivan Capelli teve uma ascensão rápida pelas fórmulas promocionais, acumulando títulos na Fórmula 3 italiana e europeia e na Fórmula 3000, integrando ainda as fileiras da BMW no Europeu de Turismo. Depois de algumas participações ocasionais, estreou na F1 em 1987, na ressuscitada March. Capelli permaneceu com a March (depois renomeada Leyton House) durante vários anos, e apesar da equipe britânica não ser candidata às vitórias, o piloto milanês teve duas oportunidades para andar no grupo da frente, metendo-se entre ninguém menos que Ayrton Senna e Alain Prost.

A primeira vez aconteceu no Grande Prémio de Portugal de 1988. O March 881, desenhado por Adrian Newey e equipado com motor Judd, tinha demonstrado potencial mas na pista portuguesa Capelli qualificou-se em terceiro e nas primeiras voltas começou a incomodar Ayrton Senna até ultrapassar o brasileiro, reduzindo ainda a distância que o separava do vencedor Alain Prost. A segunda, o Grande Prémio de França de 1990, quase deu origem a uma vitória.

O Leyton House CG901 adaptou-se bastante  ao rápido traçado do Circuito Paul Ricard. Capelli não parou para trocar pneus e assumiu o comando da prova. Prost demorou algumas voltas a colar em Capelli mas após várias tentativas desistiu de tentar ultrapassar o italiano, até que, a três voltas do fim, este foi finalmente traído pelo seu motor. Estas performances chamaram a atenção da Ferrari, mas Ivan Capelli escolheu a pior altura para aceitar o convite, pois 1992 foi um ano horrível para a casa de Maranello.

Posts Relacionados

2 comentários :

Net Esportes disse...

E o Adrian Newey já era bom nessa época !!!!! Pena que depois ele se deu mal, mas é uma grande história !

Roberto Taborda disse...

E tem também o famoso caso do carro leve do Gp Japão de 1988...