Carros do Emerson - Fittipaldi F5A

22/03/2012



Em 1978 Emerson e a Equipe Fittipaldi viveram seu melhor momento na Fórmula 1.

O modelo F5 do ano anterior havia sido revisado por Giácomo Caliri, que melhorou bastante a aerodinâmica e outras áreas do carro e a Goodyear, que estava sendo ameaçada pela concorrente Michelin, passou a fornecer bons pneus à equipe.

O novo modelo, denominado F5A, tornou-se muito mais competitivo e permitiu que Emerson alcançasse excelentes posições durante a temporada.

Seus melhores resultados foram um 2º lugar no GP do Brasil, 4º nos GPs da Alemanha e Áustria, 5º nos GPs da Holanda e Estados Unidos (Oeste) e 6º no GP da Suécia.

Emerson terminou o ano em 9º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos com 17 pontos e a Fittipaldi em 7º lugar no Mundial de Construtores, à frente de tradicionais marcas como McLaren, Williams, Renault e Arrows.

Curiosidade:
Era normal naquele tempo serem realizados GPs extra-campeonato, eram corridas comemorativas ou promocionais, e uma destas corridas era a famosa Corrida dos Campeões, realizada no circuíto de Silverstone (Inglaterra), e foi justamente nesta corrida, e debaixo de chuva, que o F5A conquistou novamente um excelente 2º lugar, atrás somente 1,08 segundos do vencedor Keke Rosberg (Theodore TR01)...que 2 anos depois seria o 2º piloto da Equipe Fittipaldi.

Posts Relacionados

0 comentários :