O porquê

12/05/2012

Caros Amigos do Gpexpert,

E a F1 chega a Montreal. A expectativa de uma nova grande corrida é grande, já que a pista Canadense permite ultrapassagens, batidas, entradas de satefy car, tudo aquilo que o povo gosta.
Embora pareça pouco provável, podemos ter uma expansão do recorde do número de pilotos vencedores nesta temporada.Digo pouco provável, pois devemos ter uma Ferrari consistente, uma Mercedes usando sua Asa móvel especial e uma RBR querendo mostrar que seu assoalho não era a chave de sua melhora (duvido!).
Mesmo assim, ainda é possível uma expansão de recorde.Hamilton, Schumacher seriam potenciais vencedores, a Lotus foi bem mal em Mônaco e a certeza de vitória desmoronou.
Entretanto, a grande pergunta que paira na F1 é clara. Por que nenhuma equipe e piloto está dominando ( ou destacando) na temporada?
A resposta é simples. A culpa não são dos pilotos que não estão errando muito, mas sim dos carros. Até Mônaco, nenhum foi  "realmente" bem nascido, cada um deles tem algum tipo de problema. Por isso, vamos fazer uma análise rápida de cada carro das equipes de ponta e seu respectivo problema.

Ferrari- Embora tenha mostrado boa evolução nas últimas duas corridas, o carro carece de velocidade final devido a sua deficiência aerodinâmica. O carro também tem problemas de tração, que aparecem nos pneus mais duros. Neste fim de semana e em muitas corridas daqui para o fim de temporada, só os pneus macios e super macios estarão disponíveis, o que elimina este problema.

RBR- O grande problema do carro é aerodinâmico, o assoalho do carro não funciona sem o escapamento genial de 2011.Caso este problema não seja resolvido, a RBR não terá chances de título em 2012.

Mercedes - O carro é muito rápido de reta e quando pode usar a asa Móvel. O Ponto falho é consumo excessivo de pneus. Quando faz calor, não tem jeito, os pneus acabam ( ainda mais os super macios!) e os carros prateados viram presas fáceis.

Renault- O carro parece ser "certinho", mas este depende do desgaste excessivo dos outros. Os carros pretos e dourados tem grande vantagem em pistas com muito calor e com pneus mais duros. Sem esta situação, não há milagre a ser feito por Raikonnen e Grosjean.

McLaren- Parece ser a mais difícil a ser analisada, mas parece obvio uma certa inconsistência no carro da equipe de Woking. Os pilotos reclamam, mas ninguém sabe ao certo o problema do carro.

Será que algum desses problemas será resolvido no Canadá?

Sem esquecer do fato que mais se destacou esta semana, que foi o Mega salário de Alonso. Sinceramente, não deu para entender a postura da Ferrari. Ninguém questionou ou reclamou que se pague 30 milhões de euros. Nem o próprio Alonso veio a público negar o fato. A Ferrari, nas últimas décadas, sempre inflacionou o mercado e sempre disse que dinheiro não era problema, quando era salário de piloto.Vide o $alário de Schumacher na década passada, coisa muito mais irreal do que o pago hoje a Alonso. Não deu para entender a reclamação.

Abraços and keep yourself alive! 
   

Posts Relacionados

0 comentários :