Vai ou não vai?

20/07/2012

Caros Amigos do Gpexprt,

As semanas em que não temos corridas de F1 são boas para analisarmos o mundo externo da F1 e do esporte a motor. Semana passada, a vitória de Webber causou um efeito de otimismo nos comentaristas de F1, dizendo que pode ser a surpresa de 2012. Na verdade, sou mais cético e pessimista com relação a Mark Webber. Vendo o seu passado na F1 é difícil crer que ele será campeão. 
Depois de impressionar na Jaguar, sua carreira nunca decolou. A grande chance de ser campeão em 2010 foi jogada fora com atuações pífias no final daquele ano. Por mais que tenha se adaptado melhor ao carro deste ano da RBR do que Vettel ( e isto é fato!), não vejo ele com capacidade mental para seguir subindo e ganhar um campeonato. 
Nem a sua renovação de contrato pela RBR cria essa esperança, este fato pareceu mais uma necessidade da equipe taurina do que confiança no australiano. E isto se explica, pelo fato que a aposta em dois novatos, Vergne e Ricciardo, para ascender a RBR falhou. Os resultados dos novos pilotos da STR tem sido abaixo das expectativas, embora o carro não seja bom. Resultados piores que os de Alguersuari e Buemi. 
Se já não bastasse isso, Webber estava sendo sondado pela Ferrari e seria uma aquisição interessante para equipe italiana. Piloto grande amigo de Alonso, sem representar riscos ao espanhol e ainda um bom informante sobre o carro da RBR.
De qualquer forma, isto ajudou Felipe Massa, que está cada vez mais próximo de renovar o seu contrato com a Ferrari, por méritos ou não, neste mercado de 2013 que ficará mais uma vez engessado (infelizmente!!) é a melhor coisa que poderia lhe acontecer. Felipe tem melhorado, mas ainda não está no ponto ideal, porém, com certeza, não conseguirá coisa próxima a vaga da Ferrari.
Para que fique claro, não acho Webber mal piloto ou fracassado, muito pelo contrário, acho que ele deve se orgulhar da carreira que construiu, mas falta algo que para ser campeão, tomará que eu esteja enganado! 
Por falar em mercado engessado, a Mercedes só espera Schumacher dizer sim, para mais um ano de contrato, e não tenhamos dúvidas de que isso irá ocorrer. Mal começou as especulações de "dança das cadeiras" para 2013 e mercado parece fechado. 

Nesta semana também lamentamos o fim de marco importantíssimo de nosso automobilismo, o autódromo de Jacarepaguá. Palco de tantas belas histórias será demolido para virar a vila Olímpica. Triste fim, mas ele já havia sido esquecido há algum tempo, esperamos agora que algum dia este mal seja reparado com a construção de um novo autódromo, já que o Rio de Janeiro não pode ficar sem corridas.   

Abraços and keep yourself alive!  

Posts Relacionados

0 comentários :