Férias

10/08/2012

Caros Amigos do Gpexpert,

E estamos nas férias da F1. Férias?
Mais ou menos, porque, na verdade, as férias são acordos de cavalheiros entre as fábricas e equipes que devem dar descanso aos mecânicos e aos operários. Entretanto, vemos pilotos de folga, vemos mecânicos e  operários de chão de fábrica de folga, mas e os grandes engenheiros e cabeças das grandes equipes?
Onde estariam Christian Horner, Adrian Newey, Stefano Domenicalli, Martin Withmarsh, entre outros? Tomando piñas coladas nas Bahamas?
Pouco provável, estes grandes cabeças estão nestas horas trabalhando em novas evoluções para o restante do campeonato, o que é normal com tantos milhões investidos.
Porém, o principal efeito das férias é a chamada silly season ou a temporada de fofocas. Este ano, devido a Olimpíada, esta temporada está meio fraca, mas o interessante é que os brasileiros são os pontos de inflexão, neste mercado para 2013 que sofre um grande engessamento.
Felipe Massa e Bruno Senna são aqueles que correm o maior risco de saírem de suas equipes.Bruno, embora esteja em boa fase no campeonato, sofre pressão dentro da Williams que possui facção a favor do novato Valtteri Bottas. O piloto reserva da equipe, possui chance ser titular em 2013 e ser companheiro de Maldonado. Embora tenha batido muito neste ano, pesa em favor do Venezuelano, o dinheiro que trás para a equipe e a vitória que deu ao time depois de 8 anos. Resumo: A situação de Bruno é delicada..
Felipe Massa está numa situação diferente, a pressão que sofre vem mais de fora do que dentro da Ferrari. embora não seja mais o favorito da equipe. A imprensa mundial e o público tem condenado seus sucessivos maus resultados. Entretanto, tem vivido um bom momento de relacionamento com Alonso, que com certeza interferirá na escolha de seu companheiro de equipe. Infelizmente, Felipe tem sido uma sombra pálida de um piloto que queríamos ver, sua permanência na Ferrari seria mais para proteger Alonso do que para vencer corridas, aí fica pergunta, será que é bom ficar assim?
Para quem gosta de corridas, disputas e ver vitórias, não. Todavia, uma saída de Felipe Massa da Ferrari pode ser muito ruim para F1 no Brasil, os investimentos em cobertura, transmissão e espaço na mídia seriam muito reduzidos já que Felipe não tem mercado em qualquer outra equipe neste momento e sem Brasileiro correndo, não teremos emissora de televisão investindo ( isto é fato!).
Apesar de tudo, isto acredito que ele deve ficar na Ferrari, já que as equipes tem sido muito comedidas nas mudanças e parece conveniente a equipe italiana manter tudo como está.
Outra possível mudança seria a nova aposentadoria de Schumacher,mas a própria Mercedes disse que depende apenas do alemão ficar ou não F1, conhecendo o heptacampeão sabemos que ele fica. É bom para seu ego, é bom para equipe que ganha em publicidade e exposição e para seus fãs, mas não é bom para F1. Uma boa vaga fechada. Outros bons alemães, como Hulkenberg e Glock poderiam estar neste lugar, fazendo no mínimo o mesmo que o "hepta" está fazendo, mas...
E é isso que a F1 aguarda de mudança para 2013, enquanto a Olimpíada rola, o mercado fica frio, mas semana que vem ela acaba e quem sabe os boatos ganhem força.
Abraços and keep yourself Alive!         

Posts Relacionados

0 comentários :