Motor vira o drama na reta final da Fórmula Indy

24/08/2012

Na reta final do calendário 2012 da Fórmula Indy, os motores passam a ser decisivos para os pilotos que disputam o título da temporada. Cada um tem 5 propulsores para usarem durante o ano inteiro, e se ultrapassagem a cota, perdem 10 posições no grid de largada, fato que tem sido constante nas últimas etapas. Por exemplo, no GP de Sonoma, na Califórnia, antepenúltima etapa da temporada, quatro pilotos serão punidos por trocarem o motor: Takuma Sato, Sebastian Saavedra, Justin Wilson e Simona de Silvestro, que vai para o seu sétimo motor no ano.

Entre os postulantes ao titulo de 2012, Will Power está no limite usando o seu 5o motor, assim como o brasileiro Hélio Castroneves e o norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport. Scott Dixon está no 6o motor e já pagou uma punição em Mid-Ohio, mas em caso de uma nova troca terá de cumprir novamente.

A estratégia das cotas de motor ganha em emoção levando em consideração que a última etapa será no oval de Fontana, na Califórnia, que exige muito dos propulsores.

Push to Pass

A Classificação do GP de Sonoma será determinante porque é um traçado com muita dificuldade de se conseguir uma ultrapassagem. O "push to pass" será outra questão importante, pois em Sonoma foi reduzido o tempo de delay para responder um ataque, de 5 para 3s5. Cada piloto terá 90 segundos de "push to pass" para utilizarem durante a prova.

O Cara

Will Power é quem tem a força no circuito californiano. O australiano é o atual bicampeão da prova em Sonoma. Tanto em 2010, como no ano passado, Power também largou na pole-position.

Na cola do cara

Helio Castroneves, além de companheiro de Power, segue na briga pelo título com a terceira posição no campeonato. O paulista de Ribeirão Preto finalizou nas duas últimas etapas em Sonoma na segunda posição, logo atrás de Will Power.

Napa Valley

A região aonde fica localizado o circuito de Sonoma chama-se Napa Valley, conhecida tradicionalmente pela fabricação dos melhores vinhos norte-americanos. Há diversos tours pelas vinícolas californianas.

Infineon RaceWay

Extensão: 3.706 m
Curvas: 12
Voltas: 85

Confira a Programação:

Sexta-Feira (24)
1º Treino Livre - 18h50 às 20h06

Sábado (25)
2º Treino Livre - 14h50 às 15h50
Classificação - 18h30

Domingo (26)
Warm up - 13h às 13h30
Formação do Grid - 17h35
Green Flag - 17h42

Posts Relacionados

0 comentários :