Morreu Sid Watkins, o médico do “Grande Circo”

13/09/2012

Faleceu, esta noite de quarta-feira, aquela que era, embora já retirado, uma das figuras históricas do paddock da Fórmula 1: Sid Watkins, o médico neurocirurgião britânico que, desde os idos anos 60, tinha como papel decisivo ajudar a manter vivos os pilotos envolvidos nos mais espectaculares acidentes. Watkins morreu esta noite, aos 84 anos.

Sid Watkins, que chegou à F1 convidado pelo próprio Bernie Ecclestone, era não apenas o responsável pelas primeiras intervenções de salvamento médico ainda em pista, como foi também um dos principais impulsionadores na mudança de mentalidade que foi preciso operar nos hospitais que serviam os circuitos, quanto à forma e rapidez com que era preciso receber os pilotos acidentados. Além disso, foi também o principal defensor da instalação de serviços médicos nos próprios circuitos, assim como da obrigatoriedade de utilização do famoso HANS, o dispositivo de protecção cervical que os pilotos são, hoje em dia, obrigados a usar.

Ao longo da sua carreira, que terminou em 2005, altura em que deu o seu lugar a Gary Harstein (mantendo-se, porém, como presidente do Instituto FIA até Dezembro do ano passado), Sid Watkins foi o elemento-chave no resgate e salvamento de pilotos como Didier Peroni, Martin Donnelly, Karl Wendlinger, Rubens Barrichello e Myka Hakkinen na sequência de alguns dos mais graves acidentes ocorridos no “Grande Circo”.

No entanto, o britânico também sofreu desgostosos, como aconteceu aquando da morte do seu amigo Ayrton Senna, vítima de um grave acidente em que, apesar dos esforços de Watkins, acabou por custar a vida ao piloto brasileiro.

Eric Sidney Watkins, (6 de setembro de 1928 - 12 de setembro de 2012 foi um neurocirurgião inglês mundialmente renomado.

Watkins serviu por vinte e seis anos, como delegado da equipe médica e de segurança da FIA Fórmula 1, chefe da equipe médica na pista, e primeiro socorrista em caso de acidente.

Ele era mais conhecido no meio da irmandade da Fórmula 1 como Professor Sid ou simplesmente Prof. Casado e pai de seis filhos (quatro filhos e duas filhas), Sid Watkins morreu com 84 anos em 12 de Setembro de 2012

Posts Relacionados

0 comentários :