Ryan Hunter-Reay fica com o título da temporada 2012 da Indy

17/09/2012

A etapa final da temporada 2012 da Fórmula Indy foi decidida, emocionantemente, nas últimas voltas do GP de Fontana. Ryan Hunter-Reay finalizou a prova na 5ª posição, ficando com o título da temporada da categoria. Will Power, da Penske, que brigava com Hunter-Reay pelo título bateu contra o muro ainda no inicio da prova, deixando a decisão nas mãos do piloto da Andretti Auto Sport. O americano ainda ficou com o título AJ Foyt Oval em sábado inesquecível.

Will Power depois de sair da prova, teve seu carro arrumado, voltou para a pista e conseguiu dar algumas voltas. Contudo, abandonou novamente a corrida e ficou com a vice liderança do campeonato pela 3ª temporada consecutiva. O australiano venceu 3 corridas este ano e brigava acirradamente com Hunter-Reay que faturou 4 provas na mesma temporada.

Ed Carpenter venceu a prova no circuito oval Auto Club Speedway, sua segunda vitória na categoria. O piloto do carro de número #20 da Ed Carpenter Racing , veterano na Fómula indy, largou da 5ª posição para o lugar mais alto do pódio. Dario Franchitti cruzou a linha de chegada na segunda posição, seguido por seu companheiro de equipe Scott Dixon, ambos da Ganassi.

Dentre os brasileiros Hélio Castroneves foi o único a completar o GP de Fontana. O brasileiro finalizou a prova californiana na 5ª posição, e o campeonato em 4º. Tony Kanaan fez boa parte das 500 milhas da prova no pelotão da frente, chegando a liderar por diversas voltas, portanto, o desfecho de sua atuação no oval de Fontana não foi um dos melhores. O baiano bateu restando 9 voltas para o final da corrida, quando ocupava a 6ª posição. Seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello também não completou a última etapa da temporada com problemas mecânicos.

O GP de Fontana foi marcado por algumas bandeiras amarelas, 2 delas quando faltavam apenas 10 voltas para o final da corrida. Na penúltima entrada do "safety car" na pista, a comissão de prova decidiu dar bandeira vermelha para que a última corrida do campeonato finalizasse de forma eletrizante em bandeira verde. Depois de 4 voltas da relargada, Takuma Sato bateu sozinho contra o muro ocasionando outra bandeira vermelha, na qual foi finalizada a corrida na Califórnia.


GP de Fontana:

1º) Ed Carpenter (EUA/ECR), 250 voltas
2º) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1s9132
3º) Scott Dixon (NZE/Ganassi), a 2s6091
4º) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 3s0477
5º) Helio Castroneves (BRA/Penske), a 4s1933
6º) Graham Rahal (Ganassi)
7º) Takuma Sato (Rahal)
8º) Marco Andretti (Andretti)
9º) Katherine Legge (Dragon)
10º) Charlie Kimball (Ganassi)
11º) JR Hildebrand (Panther)
12º) James Jakes (Dale Coyne)
13º) James Hinchcliffe (Andretti)
14º) Wade Cunningham (AJ Foyt)
15º) Simon Pagenaud (Schmidt)
16º) Josef Newgarden (SFHR)
17º) Ryan Briscoe (Penske)
18º) Tony Kanaan (KVR) + 10 voltas
19º) Oriol Servia (Lotus/DRR) + 19 voltas
20º) Alex Tagliani (Barracuda) + 21 voltas
21º) Sebastian Saavedra (Andretti) abandonou
22º) Rubens Barrichello (KVR) abandonou
23º) Justin Wilson (Dale Coyne) abandonou
24º) Will Power (Penske) abandonou
25º) Ernesto Viso (KVR) abandonou
26º) Simona de Silvestro (HVM) abandonou


Classificação do Campeonato:

1º) Ryan Hunter-Reay, 468 pontos - Campeão
2º) Will Power, 465 pontos
3º) Scott Dixon, 435 pontos
4º) Helio Castroneves, 431 pontos
5º) Simon Pagenaud, 387

Posts Relacionados

0 comentários :