Conheça o Red Bull X2010

18/02/2013


A foto acima é um registro um tanto quanto raro: Adrian Newey e o Red Bull X2010. O encontro entre criador e criatura aconteceu em julho de 2011 no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, e expôs um carro que a equipe austríaca não pode usar na Fórmula 1. Até porque o monoposto infringe todas as regulamentações impostas pela categoria para buscar o máximo de velocidade.

O carro foi desenvolvido originalmente para o game Gran Turismo 5, de PlayStation 3, depois do desafio do japonês Kazunori Yamauchi. Responsável pela empresa que desenvolve a série Gran Turismo, além de piloto por hobby, Yamauchi lançou a pergunta: como seria um carro que fosse construído apenas para superar limites, sem se prender a regras?

O desafio caiu nas mãos de Adrian Newey, projetista da Red Bull, que desenvolveu um "carro de Fórmula 1" com todos os adereços aerodinâmicos que a categoria proíbe. Resultado final: o modelo do jogo possui cobertura nas rodas, cockpit fechado, maior downforce e uma propulsão extra por uma ventoinha traseira, que diminui a pressão sob o assoalho - sistema muito semelhante ao que a Brabham tinha no modelo BT46B, pilotado por Niki Lauda e John Watson na temporada 1978 da Fórmula 1.

O carro virtual tem motor turbo V6 de 3 litros com injeção direta, pesa apenas 545 kg (contra mais de 600 kg dos modelos da F1) e alcança uma força G que supera 8G - desta forma, um piloto humano dificilmente sairia vivo ao atingir a velocidade máxima do carro no videogame, que supera os 500 km/h.

Ainda assim, o resultado final impressiona: o alemão Sebastian Vettel, tricampeão da F1 (2010, 2011 e 2012), foi o responsável pelo teste virtual do carro no Circuito de Suzuka, no Japão. Vettel não decepcionou e, a bordo do carro no videogame, baixou em mais de assombrosos 25s o recorde da pista, alcançado pelo finlandês Kimi Raikkonen com a McLaren MP4-20, em 2005, com o tempo de 1min31s540. Com o carro em mãos, o gamer pode tentar bater o tempo de 1min05s de Vettel nas pistas virtuais.

Pelas impossibilidades físicas de ser pilotado, o Red Bull X2010 (também conhecido como Red Bull X1) existe apenas no videogame ou em modelos construídos e que são exibidos em festivais - como no encontro da foto com Newey. Ainda assim, o "carro proibido" fez tanto sucesso que, em outubro de 2011, uma versão atualizada do game apresentou ao mundo o Red Bull X2011, todo na cor preta.

Sem poder usar o bólido nas pistas (fazer o quê?), a Red Bull deve lançar agora em fevereiro o novo modelo para a temporada 2013 da Fórmula 1. O RB9, cujo desenvolvimento foi atrasado para que a equipe pudesse buscar os títulos de pilotos e construtores em 2012, terá motor aspirado de 2,4 litros e pesará 642 kg (com o piloto). Felizmente, não atingirá os 500 km/h do assombroso modelo X2010.

Para ser conseguido no jogo, é necessário completar um desafio especial, conhecido como Desafio do Sebastian Vettel. O carro foi distribuído a todos os jogadores de Gran Turismo 5 até uma semana após a vitória de Vettel no mundial de Fórmula 1 de 2011. O preço do carro no jogo é de Cr$ 20 milhões.




Posts Relacionados

0 comentários :