Force India mostra carro “seminovo”

01/02/2013



Poucas novidades em Bollywood, mas um carro harmônico e eficiente no VJM 06


A não ser pelo nariz com degrau coberto pelo “painel da vaidade”, que melhorou muito o visual dos carros 2013, o VJM06 é certamente um carro seminovo e não um projeto inédito da Force India. Apenas Paul Di Resta estava presente como piloto na apresentação do modelo em Silverstone e o time claramente considera as ideias de 2012 boas o suficiente para começar a nova temporada.

Com as dificuldades financeiras do seu chefão Vijay Mallya, os indianos devem focar o desenvolvimento do carro de 2014, quando todo o regulamento muda, muito mais que a temporada 2013. Dessa forma, o VJM 05 era uma base sólida e competitiva para competir em mais um ano. A área ao redor do cockpit e das laterais está intocada em relação a dezembro, com algumas alterações na parte traseira, com atuador da asa móvel bem menor e sutil, carenagem mais estreita ao final do chassis e dutos de freio com nova aerodinâmica.

Falando em sutil, o alemão Adrian Sutil é um dos cotados finais para a vaga de segundo piloto da equipe, juntamente com o piloto de desenvolvimento Jules Bianchi. O cockpit dos Force Índicos é a última esperança de Bruno Senna seguir na Fórmula 1 neste ano, mas o sobrinho precisaria arranjar muitos dólares com o padrinho Eike Batista e demais apoiadores. Seria uma reviravolta de última hora nas tendências. Vale notar que não há qualquer adesivo dos seus patrocinadores pessoais no carro de lançamento e pouquíssimo espaço sobrando para mudar isso na pintura.

Depois da apresentação, Di Resta fez um shakedown em pista úmida do carro, o primeiro F-1 2013 a ir à pista de verdade. Na semana que vem, ele testará praticamente sozinho, com o britânico James Rossiter tendo metade de um dia para conhecer o carro. Rossiter é o desenvolvedor de simuladores da Force India e passará pela experiência de conduzir o VJM 06 apenas para traduzir o comportamento do carro para os dados de computador. Ao que parece, a Force India não tem pressa de definir seu segundão…

Paul Di Resta fez o shakedown do novo carro no autódromo de Silverstone

fonte: http://www.correiodopovo.com.br

Posts Relacionados

0 comentários :