O Caterham CT03

05/02/2013


Pouco antes de ir à pista para a abertura dos testes da pré-temporada da Fórmula 1, a Caterham apresentou seu carro para 2013. Batizado de CT03, o veículo foi mostrado ao público pela primeira vez na manhã desta terça-feira, no circuito espanhol de Jerez de la Frontera. Diretor técnico da escuderia, Mark Smith afirmou que o modelo tem "um número de mudanças significativas" na comparação com o que encerrou a última temporada, garantindo no Grande Prêmio do Brasil a décima posição no Mundial de Construtores.


O lançamento serviu ainda para apresentar oficialmente a nova dupla de pilotos do time, formada pelo francês Charles Pic e pelo holandês Giedo van der Garde. Eles substituem o finlandês Heikki Kovalainen e o russo Vitaly Petrov. Pic disputará a segunda temporada na F1 após estrear no ano passado pela Marussia, enquanto que o novato Van der Garde era reserva da própria Caterham e foi promovido a titular.

Segundo Smith, o carro é uma evolução do antecessor, o CT01, mas há "mudanças significativas" em relação ao do ano passado: a principal é o chassi mais baixo, no qual os sidepods foram diminuídos para melhorar o fluxo de ar para a traseira do carro. Também houve alterações no difusor, na cobertura do motor e nas saídas de refrigeração. Os motores continuam sendo da Renault.

Assim como em 2012, a Caterham manteve o degrau no bico, que virou tendência na categoria em 2012 e ficou popularmente conhecido como "bico de ornitorrinco". O degrau foi implementado pela maioria das equipes devido à alteração no regulamento que na última temporada limitou a altura da parte frontal a 55 cm. Para 2013, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitiu a utilização de um painel - apelidado de "vanity panel", ou "painel da vaidade" - para cobrir esse degrau e tornar os carros mais agradáveis visualmente, no entanto escuderias como Red Bull, Lotus e Mercedes já haviam optado por seguir com o "bico de ornitorrinco".

Exatamente no bico há a principal mudança em relação à aparência do CT03, não tem detalhes em amarelo na parte frontal como acontecia no CT01. Em geral, o esquema de cores é bem parecido, com o verde predominando sobre o amarelo - ainda há alguns detalhes em branco.
Antes da Caterham, Lotus, McLaren, Ferrari, Force India, Sauber, Red Bull e Mercedes já haviam apresentados seus novos carros, enquanto que a Marussia o fez também nesta terça-feira. Ainda falta o lançamento da Williams (19 de fevereiro).

Nesta segunda-feira, a equipe anglo-malaia já levou o veículo à pista de Jerez de la Frontera, a qual recebe os primeiros treinos da pré-temporada da categoria entre 5 e 8 de fevereiro. Depois, os times ainda trabalharão de 19 a 22 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 3 de março, sempre em Barcelona. O campeonato será aberto no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, em 17 de março.

fonte: terra.com.br

Posts Relacionados

0 comentários :