Alguém saiu contente de Sepang?

28/03/2013

Caros Amigos do GPexpert,

O GP da Malásia desse ano vem dando muito o que falar e vai continuar dando muito o que falar, até por que serão 3 semanas sem corridas.
Pode não ter sido a corrida mais emocionante da história da F1, ou a corrida mais trágica da F1, mas com certeza, seus efeitos são sentidos por algum tempo.
Fazia tempo que não via uma corrida em que o pódio foi tão tenso e pouco comemorado. Aliás, quem saiu contente de Sepang?Vamos começar do começo.
A largada causou uma grande reviravolta na corrida, já que Webber e as Mclarens foram para frente, Massa e as Lotus foram para trás.Porém, o principal destaque da largada foi a agressiva largada de Alonso, que pulou para segundo. Tão agressiva a largada, que o espanhol tocou de leve na traseira de Vettel, quebrando o spoiler do carro (asa dianteira). Alonso,seguindo ordens da equipe, seguiu com a asa quebrada, ao invés de entrar nos boxes. A tática da Ferrari era obvia, manter o carro, até a pista secar e não fazer uma parada a mais. Um risco alto e estúpido. Resultado: em menos de uma volta o spoiler quebrou e entrou embaixo do carro. Alonso sem ter o que fazer atolou na Brita no fim da reta dos boxes.Luca de Montezemolo, disse que queria transformar Alonso no herói do dia, mas fez o contrário transformou no" mico do dia".  Para completar o péssimo dia da Ferrari, Felipe Massa foi lento demais nas voltas com chuva e não teve ritmo de corrida para chegar mais longe no seco.Salvou um quinto lugar que nem o próprio Felipe gostou.
A RBR nem precisamos falar tanto, vinha com uma tática perfeita, que colocou os dois pilotos na ponta corrida, mais que isso, colocou Mark Webber na frente. Mas aí chegou o trecho final da corrida... A atitude pouco comum de escolher o vencedor da corrida e pedir que não houvesse briga, causou um efeito inesperado na corrida. Vettel desrespeitou a ordem e foi para cima de Webber causando uma briga bonita e perigosa ao mesmo tempo. Essa atitude teve algo de correto e algo de incorreto, mas isto cabe uma discussão própria e que não será feita agora. O resultado disso foi um descontentamento monstruoso na RBR, ninguém poupou Vettel, que pediu desculpas (verdadeiras ou não), mas que não colaram. Mark Webber não será mais o mesmo e o mal estar no pódio foi imenso. O estrago é muito maior do que parece.
Com situação parecida, a Mercedes também quis escolher quem seria seu piloto no pódio.Ross Brawn, numa atitude reprovável, evitou que Rosberg ultrapassasse Hamilton que estava ficando sem gasolina. Rosberg, fielmente e pifiamente, aceitou, mas prometeu que não esqueceria do fato. Resultado: um Hamilton murcho no pódio, com cara de quem fez o que não devia.
Continuando nossa epopeia, chegamos na Cinderela de Melbourne. A Force India depois de uma ótima participação na Austrália, a equipe foi derrubada por um problema na porca das rodas, que não sustentava o pneu! Foi obrigada a retirar seus carros da pista. Como isso pode acontecer numa equipe de F1 em 2013?
Falando em Cinderela, o que dizer da Lotus em Sepang? Parece que a carruagem virou abóbora e aquela esperança de uma temporada de ponta da equipe expirou. Uma largada asmática de seus carros na chuva e uma pálida atuação em toda a corrida. Sem contar as várias escapadas de Kimi Raikkonen.
Se a Lotus não foi bem, a McLaren, então, o que dizer? Começou até bem na chuva, mas quando a pista secou, a realidade apareceu, seus carros foram ficando para trás e ainda contaram uma falha de box, que deixou Button sair com uma roda frouxa.Se considerarmos apenas as colocações e não os pontos somados, este é pior início de temporada da McLaren, desde que Ron Dennis assumiu o controle da equipe, há mais de 30 anos.
Tão ruim, ou pior, que a Mclaren foi a Williams, que hoje é apenas melhor que as equipes nanicas, quer dizer, melhor que ninguém. 
Bom, para finalizar e um pouco menos importante, a grotesca batida da STR e da Caterham dentro dos boxes, prejuízo financeiro e na chance de pontuação das duas equipes.
Depois de tudo isto, eu pergunto quem saiu contente de Sepang?
Nico Hulkenberg?Talvez, foi bem na chuva e marcou seus primeiros com uma Sauber enfraquecida, mas só isso?
No próximo post, a ressaca desse grande prêmio, que deve ser ressaca de carnaval, pois vai durar muito.
Abraços and keep yourself Alive!          

Posts Relacionados

0 comentários :