Roleta italiana

25/03/2013

E o papo de que Niki Lauda criticou abertamente os pneus Pirelli após o GP da Austrália? Segundo ele, "a situação dos pneus é absolutamente estúpida". Ppois bem. Se não partilho da mesma opinião, ao menos entendo o ponto de vista do dirigente mercêdico.

Hoje não sabemos quando um pneu vai "acabar" de fato. Afinal, a pedido da FIA, os compostos não são feitos com um foco em durabilidade. Pelo contrário, são projetados para durar "x" voltas. E esse "x" é uma incógnita, sempre. Uma merda.

Ah Jaime, mas as corridas ficaram mais animadas, um milhão de ultrapassagens, uma infinidade de opções de estratégia e eticétera - dirão vocês. 

Sim, realmente há mais ultrapassagens, e eu gosto disso. Só que a maioria delas ocorre quando um carro com pneus novos ultrapassa outro que esteja se arrastando pela pista com pneus aos frangalhos (o "se arrastando" é força de expressão, ok?). Ou seja, um piloto que tenha pneus desgastados não defende mais posição. Ele simplesmente abre passagem, vai para os boxes, troca os sapatos e volta. E aí passa ele a ser o predador dos que estão se arrastando.

Raras são as disputas em condições iguais de borracha.

E acaba que, o que era para acontecer na pista, transferiu-se para os boxes. Agora são os engenheiros e suas calculadoras maravilhosas quem duelam pela vitória. Quem entender melhor o comportamento da borracha em cada pista, tem grandes chances de dar o pulo do gato.

Claro que não são só os pneus que fazem um vencedor. Mas, grande parte sim, é. Foi o que aconteceu com Kimi e Sutil em Melbourne. Como poderia ter acontecido com Alonso, com Massa, com Hamilton e por aí vai.

Acho válido o esforço da categoria em se reinventar, no sentido de criar disputas - mesmo que, de maneira "artificial". Afinal, a grande dificuldade está em equiparar o desempenho de equipes que gastam uma fortuna com equipes que investem uma "micharia" no desenvolvimento de seus carros.

E esses "pneus de biscoito Globo" são sim, um caminho. Mas acho que há outras formas, também.

Se gostou, visite o Blog do Boueri para ver mais automobilismo de qualidade.

Posts Relacionados

0 comentários :