Lotus 97T Renault EF 1,5L V6 Turbo

02/05/2013

Projetado pelo inglês Martin Ogilvie, sob a direção técnica do francês Gerald Ducarouge, o 97T tem sua história intimamente ligada a Ayrton Senna, pois foi com esse modelo que o brasileiro estreou na Lotus em 1985, seu segundo ano de Fórmula 1, e com ele obteve suas duas primeiras vitórias na categoria. Foram nos Grandes Prêmios de Portugal e Bélgica. O chefe da equipe era Peter Warr, que assumiu a Lotus após a morte do fundador Colin Chapman no final de 1982. Warr, aos 72 anos, faleceu neste dia 4 de outubro último, na França, de ataque cardíaco.O 97T foi também o primeiro Lotus da era turbo a vencer corridas. Além das duas de Senna, Elio de Angelis faturou a etapa de San Marino, em Imola (Itália). Naquela temporada foram usadas duas versões do turbo Renault, o EF4 e o EF1 5. Até então, a última vitória da equipe Lotus, ainda sob a tutela de Colin Chapman, ocorrera no Grande Prêmio da Áustria de 1982, com de Angelis, no modelo 91 equipado com o motor Ford Cosworth DFV 3.0L V8.


Ayrton Senna e o Lotus 97T no Grande Prêmio do Brasil de 1985

John Player Special Team Lotus

  • Ano: 1985
  • Chassi: 97T
  • Motores: Renault EF4 e EF1 5 1,5L V6 Turbo
  • Pneu: Goodyear
  • Fundador: Colin Chapman (Inglaterra)
  • Chefe de equipe: Peter Warr (Inglaterra)
  • Projetista: Martin Ogilvie (Inglaterra)
  • Diretor Técnico: Gerald Ducarouge (França)
Fonte: http://www.diariomotorsport.com.br
Foto MIGUEL COSTA JR., Rio de Janeiro, RJ, 07.04.1985

Posts Relacionados

1 comentários :

Victor Xavier disse...

e quais as diferenças entre os RENAULTS?!