Conhecido chefe de equipe, promotor de eventos automobilísticos e diretor da tradicional Escola de Pilotagem Interlagos, o empresário Antonio de Souza Filho completou ontem, 10 de julho, 70 anos de idade. Embora ele próprio diga que não registra a data há mais de uma década, o aniversário foi comemorado por familiares e amigos, quase todos oriundos do automobilismo, setor que abraçou profissionalmente e de forma apaixonada ainda nos anos 60. Tudo começou, na verdade, ainda na infância, mas de forma profissional a partir de 1964. De lá para cá, continua construindo um dos currículos mais sólidos do esporte.

Como dirigente, foi um dos nomes importantes da Gestão Paulo Scaglione na Confederação Brasileira de Automobilismo, de 2001 até março de 2009. Exercendo a função de diretor de marketing da entidade máxima do automobilismo brasileiro,estiveram sob sua responsabilidade, entre outras, a revista Motorsport Brasil,a Premiação Anual dos Campeões, a publicação do Anuário CBA, a criação do Centro de Formação de Oficiais de Competição, a revitalização do Campeonato Brasileiro de Marcas e o lançamento da categoria de monopostos Fórmula Brasil.

A trajetória de Toninho de Souza no automobilismo é uma das mais vastas, mesmo tendo enfrentado diversas dificuldades, e inclui categorias nacionais e internacionais como dono de equipe, outras tantas como promotor e o impressionante número de quase 10 mil pilotos formados pela Escola de Pilotagem Interlagos

Escola de Pilotagem Interlagos

Nascido em Campinas, Interior de São Paulo, em 1943, Toninho ingressou no automobilismo muito cedo, antes de completar ainda 20 anos. As primeiras atividades foram nas ruas de sua região natal, logo em seguida passando a trabalhar com Pedro Victor De Lamare na então recém-criada Escola de Pilotagem Bardahl. O centro formador de competidores seria assumido em definitivo por Toninho em 1977 e rebatizado como Escola de Pilotagem Interlagos.

Um dos grandes impulsos na sua época de formação foi o curso ministrado no Brasil pelo piloto italiano Piero Taruffi e, logo depois, em 1972, começou sua aventura européia. Foram três anos na Inglaterra participando de campeonatos locais como chefe de equipe de Pedro Victor. Na volta ao Brasil, em 1974, criou equipes de Fórmula Ford e Fórmula Super Vê. Posteriormente, promoveu diversos outros campeonatos, com destaque para o Sul-americano de Fórmula 3, numa época áurea que revelou para o automobilismo nomes como Christian Fittipaldi, Helio Castroneves, Ricardo Zonta, Cristiano da Matta, Tarso Marques, Bruno Junqueira,entre muitos outros. O Sul-americano de Super Turismo também foi criação sua.

A Escola de Pilotagem Interlagos é o carro-chefe de todas as atividades automobilísticas de Toninho de Souza. E, atualmente, depois de formar – e continuar formando - milhares de pilotos, a escola agregou a segurança no trânsito como mais uma de suas especialidades.

Assim, mesmo com 70 anos de vida e meio século de envolvimento com o esporte a motor,Toninho de Souza é um dos mais atuantes promotores do automobilismo brasileiro e ao seu enorme currículo (ver quadro abaixo), certamente, muita coisa nova irás e somar em breve. Isso porque uma pessoa como ele, que tem como características básicas a força de trabalho, o otimismo e o entusiasmo por novos projetos, não para nunca.

Alguns poderão classificá-lo como “louco”, uns poucos desavisados, talvez. Mas a esmagador a maioria dos que têm o privilégio da convivência, pelo contrário, vibram e se renovam com essa conduta positiva. Esse é Antonio de Souza Filho, o Toninho.

Antonio de Souza Filho – Histórico Profissional

Principais atividades
1968 a 1971– Chefe de Equipe da De Lamare Competições
1972 a 1974– Chefe de Equipe da Team Brasil – Inglaterra
1975 a 2000– Fundador da Sport Show
1987 a 1995– Promotor da Fórmula 3 Sul-americana
Desde 1977– Diretor Interlagos Eventos Esportivos

Campeonatos Brasileiros (Chefe de equipe/promotor/realizador)
1975 a 1981– Fórmula Vê e Super Vê Volkswagen
1975 a 1995– Fórmula Ford
1982 a 1986– Fórmula 2 Brasil
1987 a 1995 – Formula 3 FIA / BR
1989 a 1991 – Stock Car
1998 a 2002– Mil Milhas Brasileiras
2002 a 2005– Fórmula Renault / Copa Clio
2006 a 2009– Brasileiro de Endurance
2007 a 2009– Brasileiro de Marcas / Fórmula Brasil

Campeonatos Internacionais (Chefe de equipe/promotor/realizador)
1982 a 1986– Campeonato Fórmula 2 Sul-americano
1987 a 1995– Campeonato Fórmula 3 Sul-americano
1990 –Campeonato Sad Car em Interlagos
1996 a 1999– Campeonato Sul-americano de Turismo
2002 – 02Provas Word Series by Nissan
1998 a 2002– 06 Etapas das Mil Milhas Brasil
2006 a 2010 – 05 Etapas WTCC - Word Touring CarChampionship

Provas Tradicionais (Promotor)
1999 a 2003– 500 Km de Interlagos
2009 a 2010– GP São Paulo

Categorias Especiais
2000 –Festival de Regularidade
2002 – Rally Universitário

Provas de Fórmula 2 em Circuito de Rua (1982 a 1990) - Colônia, Uruguai; Ponta Del Leste, Uruguai; San Carlos, Argentina; Mar Del Plata, Argentina; Porto Guazu, Argentina; Vina Del Mar, Chile; Assunção, Paraguai; Florianópolis, Brasil.


Provas de Fórmula Renault, Chio e Marcas em Circuito de Rua (2002 a 2004) - Vitória, Espírito Santo; Florianópolis,Santa Catarina; Salvador, Bahia.

Posts Relacionados

0 comentários :