Náufrago

03/07/2013

(Uma joia) Sempre fui fascinado pelas histórias que envolvem carros e navios naufragados. Infelizmente, nunca achei nada nacional, embora já tenho procurado um bocado. Portanto, já conhecia a interessante história desse carro aí embaixo.



Até 1967 a história de um carro afundado no Lago Maggiore (no norte da Itália) era uma lenda. Mas em julho de 2009, o mergulhador Ugo Pillon teve uma grande surpresa ao achar um carro inteiro no fundo do lago - a 53 metros de profundidade - durante uma viagem de rotina.

Tratava-se de um dos raríssimos - 2.005 - exemplares de um Bugatti Brescia 1925 Type 22 Roadster. Mas a história deste carro específico e as circunstâncias que o fizeram repousar no fundo do lago ainda são muito divergentes.

Algumas pessoas dizem que, para não pagar o valor de importação do veículo, o proprietário atirou o carro no lago propositalmente. Outros, dizem que o carro chegou sim a ser apreendido pela alfândega, e que anos mais tarde um próprio funcionário se encarregou de dar fim ao veículo.

Nunca saberemos.

Em julho de 2009 o veículo foi finalmente resgatado e leiloado no ano seguinte - nas condições em que estava - por cerca de U$ 360.000. O comprador - um colecionador da Califórnia - assegura que o carro não foi e nem será restaurado. Apenas conservado exatamente do mesmo jeito em que saiu do lago.

Eu entendo. E garanto que também não restauraria uma joia dessas.


Veja mais automobilismo no Blog do Boueri

Posts Relacionados

0 comentários :