Castroneves ultrapassa barreira dos 370 km/h

19/05/2014


Fosse o Pole Day definido pela melhor volta e não pela média de quatro voltas consecutivas, Helio Castroneves estaria festejando a pole position para a 98ª Indy 500, que será disputada no próximo domingo, 25 de maio, no oval de 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway. Mas apesar de essa conquista ter sido obtida por Ed Carpenter, o piloto brasileiro conseguiu reunir elementos que fazem dele um dos principais nomes para a corrida.

A primeira volta de Castroneves no Fast Six do Pole Day foi cumprida em 38s8482, em média horária de 231.671 mph ou 370,575 km/h. Antepenúltimo a entrar na pista, no conjunto das três primeiras voltas o piloto do Team Penske se manteve na dianteira da classificação. A perda de pressão aerodinâmica fez com que o Dallara Chevrolet #3 não se mostrasse tão equilibrado na última passagem, razão pela qual largará em 4º, abrindo a segunda das 11 filas que formam o grid da centenária corrida norte-americana.

“As duas primeiras voltas foram fantásticas. Eu arrisquei tudo o que podia e as chances de fechar na pole eram muito grandes. Como eu larguei com o mínimo possível de downforce, o carro estava um pouco difícil de controlar e eu arrisquei até onde a segurança permitia porque, caso contrário, iria parar no muro. Mas largar em 4º não é ruim, pelo contrário, e como a corrida dura mais de três horas, eu estou muito empolgado para do domingo”, disse o três vezes vencedor da Indy 500, considerando o fato de ter obtido durante a semana um acerto muito positivo para a corrida.

Nesta segunda, 19, ainda haverá treinos livres, mas ao final do dia os 33 pilotos estarão se preparando para viajar. Cada um deles vai para um canto dos Estados Unidos com o bjetivo de atender a imprensa e divulgar a prova. Castroneves vai para Bristol, no estado do Connecticut. Mas será um “bate-volta”, pois ele já estará de volta a Indianapolis na tarde de terça-feira, ocasião em que retomará a agenda de eventos naquela que é considerada a capital mundial do automobilismo. 

Posts Relacionados

0 comentários :