A notícia de que a FIA pretende proibir os pilotos de trocarem a pintura de seus capacetes ao longo da temporada desencadeou uma grande discussão na internet sobre os cascos mais marcantes da história da categoria. Para a conceituada revista inglesa "Autosport", a peça mais icônica de todas é a de Ayrton Senna, criada pelo artista gráfico Sid Mosca.

"O capacete com o inconfundível verde, azul e amarelo da bandeira brasileira é talvez o mais famoso da Fórmula 1", afirma a publicação. O desenho foi criado por Mosca no final dos anos 1970, a pedido de Ayrton. A ideia do artista era exaltar as cores nacionais e criar uma sensação de velocidade, com faixas em verde e azul que saíam da viseira. A pintura logo se tornou um símbolo de Senna e o acompanhou ao longo de sua vitoriosa carreira na F-1. 

Entre os outros capacetes incluídos no top 10 da revista, estão os de Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet, também criados por Mosca; o casco multicolorido usado por Jacques Villeneuve e com referência ao pai, Gilles Villeneuve, que também aparece na seleção, e o de Nigel Mansell, com homenagem à bandeira do Reino Unido.

Confira a lista completa a seguir:

1. Ayrton Senna
2. Nigel Mansell
3. Nelson Piquet
4. Gilles Villeneuve
5. Graham Hill
6. Jacques Villeneuve
7. Emerson Fittipaldi
8. Ronnie Peterson
9. Jean Alesi
10. Jackie Stewart

fonte: globo.com

Posts Relacionados

0 comentários :