Erros e Acertos de 2015

18/12/2015

Caros Amigos do Gpexpert,

Faz tempo que não tem postagem,mas simplesmente por que a temporada não foi digna mesmo.Mesmo assim, vou fazer um "mea culpa",comparando o que eu escrevi com aquilo aconteceu,vamos ver mesmo, erros e acertos:

em preto a coluna de março, em vermelho  a nova parte em dezembro:


Mercedes:Embora tenha liderado apenas 2 dias de testes, trabalhou muito a única falha que seu carro tinha, a confiabilidade.Parece que obteve seus objetivos.Quando quis, andou forte, amassou a concorrência.Deve dominar a F1 em 2015 de novo.
Pilotos: Se em 2014, Hamilton era favorito. Em 2015, muito mais.Se não tiver um início atrapalhado que teve em 2014, Hamilton deve ser campeão fácil. Rosberg chegou ao seu limite técnico.

Na mosca,não merece qualquer adição!!


Williams: Embora muito otimista, foi discreta no início dos testes, mas nesta parte final, melhorou.A Williams não tem objetivos de título em 2015, a ideia é não cair de nível, no máximo, ser segundo no mundial de construtores e quem sabe,vencer alguma corrida.Algo possível.
Pilotos:Bottas deve terminar o ano a frente de Massa já que "parece" ser o mais rápido da equipe, Felipe não deve terminar o ano longe de Bottas,melhorou bastante no final de 2014.

Um bom nível de acerto,embora tenha caído o número de pódios, e sua classificação no campeonato.Pilotos vendeu o que prometeu! 

RBR:A pré-temporada de 2015 foi bem melhor para os taurinos do que 2014.Embora não tenha empolgado, andou muito mais do que no passado, o que é um progresso.Não deve ir além do foi em 2014. 
Pilotos:A dupla de pilotos é um ponto chave da equipe.Ricciardo é um bom piloto,mas será um grande primeiro piloto?Kvyat é uma interrogação.

A RBR caiu,mais ainda.Resultados ruins,brigas com a Renault.Esperava ter um motor melhor para 2016 (Ferrari-Mercedes),mas vai ficar um Renault modificado.Ano para esquecer, sem vitórias.Kvyat sem empolgar ficou na frente de Ricciardo.Incrível,mas Ricciardo teve mais problemas no carro durante o ano!

Ferrari:Foi muito bem nos testes de Jerez, em Barcelona,discreta.É um ano de muita humildade em Maranello, fazia muito tempo que a equipe não dizia que ficaria feliz com só 2 vitórias.A Ferrari pode melhorar em 2015, mas realmente, sonhar com mais de 2 vitórias,neste momento parece utopia.
Pilotos:a saída de Alonso fez bem a Ferrari, embora tenha perdido piloto excepcional que ajuda compensar as deficiências do carro, ganhou paz nesse processo de restruturação. Vettel é piloto que vive uma lua de mel com a equipe e Raikkonen não é piloto de dar declarações que prejudiquem a equipe, um ano humilde, mas com paz em Maranello.

A Ferrari foi melhor que pensávamos,mas muito longe da Mercedes.Venceu 3 corridas,ressurgindo Vettel.A expectativa vai ser maior em 2016.

Force India:Andou muito pouco com seu carro novo,não dá nem para avaliar é uma incógnita,mas não se espera nada.Por lógica, deve ser a pior equipe de 2015 ( só melhor que a Manor), pois terá que desenvolver o carro durante o ano.
Pilotos:Tem dois bons pilotos,mas devem ficar limitados aos problemas de desenvolvimento do carro.

Erramos feio! A Force India começou combalida,mas cresceu durante o ano, fez um bom carro.Teve uma posição honrosa no campeonato com um baixo orçamento.Boa surpresa!Perez teve um ano muito bom,bem melhor que o Hulk,mas nem se pode dizer que o Hulk foi mal.

Lotus:A Lotus é uma equipe que deve melhorar muito em 2015. Com motor Mercedes, e um carro totalmente novo, fez algum barulho nos testes, deve voltar a frequentar os pontos regularmente, nada muito além disso.
Pilotos:São rápidos,mas inconstantes.Maldonado e Grosjean são garantia de emoção e gastos em qualquer equipe.

Foi isso mesmo, um ano melhor que 2014,mas nada de excepcional.Grosjean foi grande surpresa do ano,muito superior a Maldonado que fez um ano péssimo! 

Mclaren:Se formos analisar apenas os tempos  e durabilidade do carro, poderíamos cravar que será um inferno o ano para McLaren, mas por se tratar de McLaren-Honda-Alonso esperamos um começo difícil, mas um futuro promissor. De início, só brigará por pontos.
Pilotos:Tem uma dupla boa para desenvolvimento do carro.Alonso andará na frente (e bem na frente) de Button, que deve se despedir da F1 no final do ano.Esperamos que Alonso seja tão paciente com  a equipe como parece estar sendo até agora.

Erramos de novo!O Ano da Mclaren foi um inferno mesmo!Ninguém esperava que fosse tão ruim.Para piorar minha previsão, Button foi melhor que Alonso na pontuação.Isso se deve mais ao carro, que ruim demais foi explorado melhor pelo motivado Button do que pelo chateado Alonso!

STR:Fez mais do mesmo, como sempre.Quase ninguém comentou as suas atuações nos testes.Deve fazer alguns pontos e só.
Pilotos:São o destaque da equipe.Acredito muito no Max Verstappen, que deve ser o novato do ano, mas não esse gênio todo.Carlos Sainz deve ser ofuscado por ele.

Acerto na equipe,nos pilotos vale ressalva.Sainz começou o ano bem melhor que Verstappen, marcou pontos primeiro e largou a frente do holandês várias vezes,mas depois foi se apagando e acabou mesmo ofuscado por Verstappen.

Sauber: A equipe Suíça parte do seguinte pensamento:"Não há como ser pior que 2014", a equipe melhorou,sim, mas não deve estar tão bem como se viu nos testes.Brigar por pontos em algumas corridas já será bom para os suíços e nada mais.
Pilotos:Uma dupla questionável. Sem currículos, vão ser alvo de críticas, a equipe deveria ter pelo menos um piloto mais rodado e reconhecidamente bom.

Mais um acerto em equipe.Nasr oscilou:começou muito bem,caiu no meio da temporada e no final melhorou.Ficou na frente de Ericsson,mas a Sauber ficou limitada a sua recorrente falta de dinheiro e amadorismo. 

Manor:Vai simplesmente completar o grid e vender lugares a pagantes, vai ser muito mais lenta que todo o resto e se tiver regra 107% nem deve conseguir classificar seus carros.O que se deve esperar de uma equipe que nem viu o carro,patrocinadores e usará motor 2014.
Pilotos:Will Stevens, dizer o que?!

E foi isso mesmo.Com relação aos pilotos:Mehri e Stevens não acrescentaram nada a F1 e não devem voltar em 2016,vi algum potencial no Rossi,mas resta ver se teremos Manor em 2016. A pergunta que não quer calar é: como conseguiram um contrato de motores com a Mercedes para 2016?

Abraços and keep yourself alive!  

Posts Relacionados

0 comentários :