GP do México 1986 -Penúltimo Capítulo.

11/03/2016

Caros Amigos do Gpexpert,

Estamos mais uma vez pela Saga de 1986, chegando à penúltima batalha. México. A F1 a voltava a Cidade do México depois de um longo hiato e podia ver o campeonato ser decidido. Mansell poderia ser campeão, caso vencesse a corrida, caso fosse ao pódio e nem Piquet e nem Prost vencessem ou se nenhum dos três pontuasse.
Senna, já fora da disputa do título depois de uma infeliz pane seca em Portugal, fez a pole com Piquet ao seu lado, Mansell era o terceiro. Na largada, Mansell deixa o carro morrer e fica para as últimas posições. Piquet e Senna tomam a frente com Berger e Prost juntos, com todo o resto ficando para trás devido à carambola de Mansell.
 Mansell tratou de buscar as posições, mas não estava nada fácil devido ao trânsito de carros lentos a sua frente.Prost passou Berger e foi a caça de Senna, mas os três estavam bem próximos de Piquet que liderava.
Começaram os pits-stops. Prost foi o primeiro a parar com pit-stop ruim, voltando em sexto, logo em seguida, foi Piquet que parou e voltou em quarto. Senna tomou a ponta com Berger colado. Ayrton parecendo prever que Berger tinha ” coelhos na cartola” tentou resistir ao máximo, mas sem conseguir ficar muito tempo na pista. Parou e Berger assumiu a ponta.

Berger sumiu na frente e em nenhum momento a Benetton cogitou de trocar os pneus Pirelli, diferentes da Lotus,Williams e McLaren (Goodyear), o vencedor estava decidido. Porém, para o resto muita coisa ainda valia, Piquet e Mansell fizeram suas segundas paradas, Nelson ficando mais atrás e Mansell longe dos pontos. Senna também  precisou de mais uma parada, com isso Prost foi a segundo, mas Piquet ainda precisou de mais uma parada (3ª) ainda, voltando em sexto a frente de Mansell, ficando em situação dramática no campeonato.

A corrida chegava ao final, com Senna em terceiro pressionado por Johansson, até que o motor da Ferrari estoura e o Sueco fica fora, no óleo do motor da Ferrari, Patrese bate a Brabham e fica fora também, quarto e quinto fora na mesma volta.Piquet sobe a quarto, sobrevive no campeonato e Mansell quinto descarta os pontos.
Nas voltas finais, nada muda e Berger conquista a sua primeira vitória e a primeira vitória da Benetton na F1. Prost se fortalece na briga do título em segundo e Senna fecha o pódio em terceiro.
Mais uma vez, veremos um vídeo da primeira parte da corrida retirada do youtube do canal do MrVinnicius1995 mostrando esta corrida histórica.
Abraços and keep yourself alive. 

Posts Relacionados

0 comentários :