Previsões e palpites para 2016

07/04/2016

Caros Amigos do GP Expert,

Agora com o fim dos testes e como eminente início de temporada, vamos fazer uma análise e dizer o que esperar da temporada.Para que fique claro, são meros palpites que não tem nenhum grau de certeza, um parte de achismo outra parte de experiência de muitos anos de F1.Vamos analisar aqui cada equipe e seus pilotos, indo por ordem de importância.


Mercedes:mais uma vez deve dominar o campeonato, guardou tudo que podia nos testes e teve grande consistência e durabilidade.Deve ter a mesma média de vitórias este ano, não acredito que irá vencer todas.
Pilotos: Hamilton tem tudo para dominar e levar o tetra,tem Rosberg sob controle mental,as derrotas no final de 2015 foram mero relaxamento e ajuda ao alemão para ser vice.Rosberg está sob pressão,precisa brigar pelo título.Caso contrário, não corre na equipe em 2017, tem Bottas e Werlein com muitas possibilidades de roubar seu lugar.

Ferrari: A Ferrari evoluiu,mas não suficiente para criar medo na Mercedes.Deve ser segunda força e vencer as corridas que a Mercedes não conseguir.Expectativa de três ou vitórias,mais seria surpresa.
Pilotos:Vettel se refez em 2015 na equipe italiana depois de um ano horrível em 2014,deve ser o piloto que vai vencer as corridas para a equipe.Kimi Raikkonen é outro que está em situação delicada,tem que fazer uma grande temporada para ajudar Vettel a brigar pelo título em 2016 e ajudar a equipe com pontos no mundial de construtores.Corre sério risco de desemprego em 2017.

Williams: Começou mal os testes,mas melhorou na segunda semana, vai lutar para ser a terceira força,brigar por pódios,nada além disso,vitória só em situação extrema.
Pilotos:Valteri Bottas deve mais vez o primeiro piloto da equipe fazendo mais pontos que Massa, precisa de uma boa temporada para tentar ser piloto da Ferrari ou Mercedes em 2017.Massa fará mais do mesmo,brigará por pontos e pódios,nada mais.Outro que corre risco de aposentadoria para 2017.

RBR: Não fez nada de significativo nos testes, o chassi parece bom,mas continuará sofrendo com motor em 2016,mesmo com a Renault afirmando que esta nova versão é meio segundo mais rápida que a antiga.Deve ficar brigando por pontos e algum pódio no ano.Muito pouco pelos anseios dos taurinos.
Pilotos:Ricciardo deve fazer mais ponto que Kvyat,2015 foi uma exceção,coisas de F1.É outro que tenta uma vaga em equipe melhor.Kvyat é outro precisa fazer uma boa temporada, pois Max Verstappen deve ser a bola da vez em 2017.

STR:Se adaptou muito rápido ao motor Ferrari,mas por um motor de segunda mão,vai tentar no máximo ser equipe de meio de pelotão,nada mais.Com sorte,fica na frente da equipe matriz.
Pilotos:Max tem que provar que não foi apenas um relampejo,tem tudo para estar numa grande equipe em 2017.Carlos Sainz  precisa mostrar serviço e pontos,pois o processo de fritura da Red Bull é sinistro.Se não for bem, fica fora da F1 2017.

Force India:Foi uma grande surpresa na primeira semana de testes, mas depois ficou discreta.Tem uma boa dupla de pilotos e pode ser a quarta força da F1 em 2016,quem sabe um pódio.Porém, sofre com o fantasma da falta de dinheiro em caixa.
Pilotos:Sergio Perez foi bem melhor que Hulkenberg em 2015 e tem tudo para ser o número 1 da equipe em 2016.Caso não evolua Hulk pode deixar a F1 em 2017 para correr na WEC.

Mclaren:A equipe parte do seguinte princípio "pior que  2015, impossível", já mostrou melhoras de confiabilidade e um motor bem mais rápido que o de 2015.Entretanto,não parece ser suficiente para ser vencedor em 2016.Deve brigar para fazer pontos em todas as corridas e com muita sorte um pódio.
Pilotos:Alonso deve fazer mais pontos que Button em 2016,2015 foi um aborto da natureza, resta ver o quanto vai ser paciente Alonso este ano.Não me espantaria vê-lo fora da F1 em 2017,mas não é tão provável assim.Button,quase se aposentou,mas hoje é o carro do desenvolvimento do carro,mas se a equipe for muito mal, aposenta no fim de ano.

Renault:A grande incógnita do ano,não dá para saber em que pelotão irá andar em 2016.Pouco apareceu nos testes,não fez tempos expressivos e não deve brigar por nada além de pontos em todas as corridas, sonha em andar na frente da RBR.
Pilotos:Magnussen deve andar na frente e bem na frente de Jolyon Palmer e isso não deve dizer muito,pois o inglês não é nenhum craque.Palmer é um que começa a F1 com as costas na parede.Nunca foi um excelente piloto e não escolhido pela cúpula atual da equipe e se não tiver um ano muito bom será chutado pelos Franceses.
  
Sauber:Atrasou a entrega do carro novo para a segunda semana testes, perdendo quilometragem com o carro novo.Todavia, pouco evoluiu de um carro para outro.A dupla de pilotos será a mesma para 2016 e a falta de dinheiro também.
Pilotos:Nasr precisa trabalhar muito para sair da Sauber em 2017, a equipe é limitada e não deve sair deste patamar em breve, caso contrário corre sério risco de sair mais um brasileiro de quem se falou muito e fez pouco.Ericsson,um pagante de luxo.

Haas:Começou bem no quesito "quebras", o carro quebrou pouco,mas em velocidade não foi nada brilhante, sonha em pontuar regularmente,mas deve ficar no fundo de pelotão.Vamos ver qual será a reação de Gene Haas quando a realidade aparecer.
Pilotos:Grosjean é o primeiro piloto e trabalha para ser Ferrari em 2017.Estaban não é horrível,mas agrega pouco.

Manor:Melhorou bastante para 2016,mas o seu buraco é tão grande que não deve deixar de ser a última.Missão:pontuar pelo menos uma vez em 2016 e nada mais.
Pilotos:Werlein é o primeiro piloto, tem chance de mostrar algo para estar na equipe principal em 2017.Haryanto não é horrível,mas pode ser o novo Maldonado, foi muito mais lento que Werlein nos testes.

Bom, por hora é isso.Como disse são apenas palpites.Muita coisa vai estar errada no fim do ano quando formos consultar este texto,mas é sempre legal prever o futuro.
Abraços and keep yourself alive.

  

Posts Relacionados

0 comentários :